15 fevereiro 2010

Especial: Desenhos animados da China entram no mercado internacional

No início deste ano faleceu aos 95 anos Te Wei, considerado o pai do cinema de animação chinês. Apesar de ainda não possuir grandes personagens conhecidos mundialmente, e poucas produções exibidas em canais de TV ocidentais, a China demonstra um crescimento no mercado de animação. O CRI OnLine publicou uma matéria interessante sobre o assunto. Confira:

Desde 2009 o canal Nickelodeon Ásia conta com desenhos animados chineses em sua programação. É a primeira vez que uma mídia internacional coloca em sua grade oficial animações originais da China. Atualmente são exibidas as séries "Pleasant Goat and Big Big Wolf" e "Magic Wonderland", cobrindo 13 países e regiões asiáticos.

"Pleasant Goat and Big Big Wolf" já foi exibida em mais de 60 emissoras de TV do sudeste asiático. O filme baseado nesse desenho teve uma bilheteria de mais de 90 milhões de yuans, a maior na história dos filmes de animação chineses. Já "Magic Wonderland" é o primeiro desenho animado em 3D da China. Segundo o editor-chefe da produtora da série, Shen Shunrong, a empresa já tem mais de 60 clientes estrangeiros. Ele diz que toda a produção de animação tem como público-alvo espectadores internacionais. Antes, os desenhos animados chineses eram baseados em contos e lendas antigas do país. Agora, diz Shen, além das histórias nacionais, o mais importante é procurar conteúdo que possa atrair público no mundo todo.

Estatísticas mostram que, entre 1993 e 2003, a produção total da animação chinesa foi de apenas 46 mil minutos. Porém, só em 2006, a produção de filmes chegou a 42 mil minutos, dobrou em 2007 e cresceu mais 30% em 2008, o que demonstra o rápido desenvolvimento da indústria no país. Além disso, o Ministério da Cultura da China elaborou uma política estatal que propõe a realização do projeto de estímulo à indústria de animação chinesa para apoiar a entrada dos desenhos animados produzidos no país no mercado internacional.

Em março deste ano, 46 empresas chinesas de desenhos animados, lideradas pelo Ministério da Cultura da China, participaram da Exposição Internacional de Desenhos Animados de Tóquio. A diretora do Departamento de Mercado do Ministério da Cultura, Song Qihui, assinalou que "a estande chinesa de exibição foi a maior e a mais atraente na exposição". Com o reforço do apoio estatal e da conscientização das empresas em criar produções originais de alta qualidade, o desenho animado chinês terá um futuro promissor no mercado internacional.

0 comentários:

Postar um comentário