06 outubro 2010

Jornalista lança o livro "A Presença do Animê na TV brasileira"

A jornalista brasileira Sandra Monte, editora do site Papo de Budega, lançará no próximo dia 15 de outubro no Fest Comix, em São Paulo, o livro “A Presença do Animê na TV brasileira”. A publicação é fruto de um estudo jornalístico, pesquisa e fundamentação histórica da animação japonesa no Brasil. Os primeiros títulos nos anos 60 e 70, as obras exibidas nos anos 80, a explosão dos anos 90 e a consolidação nos anos 2000.

Este estudo tenta levantar pontos importantes da História da animação japonesa no Brasil e o fato mais importante e significativo para sua expansão: sua presença na televisão. Mesmo com os VHS dos anos 80/90, DVD dos anos 2000, a internet e agora, o Blu-Ray, a TV - especialmente a aberta - foi e continua sendo peça fundamental para o sucesso dos animês em nosso país. Afinal, a televisão ainda é a representação máxima da cultura de massa.

Raras são as vezes em que nos deparamos com publicações sobre um dos maiores fenômenos da indústria cultural de massa do Japão – os animês.  “A presença do animê na TV brasileira” é mais uma dessas obras pioneiras que só têm a contribuir com a escassa bibliografia nacional sobre a cultura pop japonesa, como também reúne dados e informações importantes para os pesquisadores e estudiosos da televisão brasileira.

Ao demonstrar a evolução da animação japonesa no Brasil a partir de sua presença na televisão nacional, a pesquisadora nos faz recordar de vários títulos de animês que marcaram muitos leitores, e chega ao ponto central da questão, ao esclarecer que determinadas emissoras muito se beneficiaram com a exibição de determinados títulos de animês. Por outro lado, Sandra não esquece de também evidenciar a contribuição histórica que a nossa TV desempenhou para o desenvolvimento da animação japonesa no Brasil.


A Presença dos Animês na TV brasileira
Autora: Sandra Monte
Editora Laços: http://www.editoralacos.com.br
Formato: 140 x 210 mm
104 páginas
ISBN: 978-85-63541-05-5
Preço: R$ 22,90

Sobre a autora:
Sandra Monte é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi aluna ouvinte da disciplina "Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos", da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou como redatora e repórter o site Herói e fez diversos textos referentes à animação japonesa para revistas e sites. Em 2009 o Animation Info realizou uma entrevista com a jornalista, que pode ser conferida aqui.

2 comentários:

Leonardo disse...

Mto Bom espero que seja lançado em td o Brasil para todos termos mais conhecimento sobre os super mestres da animação mto show adorei a noticia XD

lance disse...

link do livro http://www.megaupload.com/?d=RQDZZC91

Postar um comentário