23 fevereiro 2011

Saiba tudo sobre "O Mágico", uma das animações que concorre ao Oscar esse ano

Como em todos os anos anteriores do Oscar, em 2011 a categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação teve uma surpresa. Desta vez, uma animação produzida na Europa. Trata-se de "O Mágico" (L'Illusionniste), longa dirigido por Sylvain Chomet, o mesmo autor de "As Bicicletas de Belleville" (filme que concorreu ao Oscar de melhor animação em 2004). No próximo dia 27 de fevereiro "O Mágico" disputará a estatueta com os filmes “Como Treinar Seu Dragão” e “Toy Story 3″.

Lançada recentemente nos cinemas brasileiros pela PlayArte Pictures (que em breve também disponibilizará o DVD do longa), a animação conta a história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre.

A história de "O Mágico" é uma carta de amor de um pai para sua filha, escrita entre 1956 e 1959. Para Sophie Tatischeff, filha de Jacques Tati (escritor do roteiro original), gênio da comédia e lenda do cinema francês. Catalogada nos arquivos do Centro Nacional da Cinematografia sob o apelido impessoal de ‘Film Tati N° 4’, este roteiro não produzido esperou meio século por mãos que folheassem suas páginas e percebessem seu potencial. Essas ávidas mãos pertenciam a Sylvain Chomet, o indicado ao Oscar e criteriosamente aclamado criador de “As Bicicletas de Belleville”, que intusiasticamente levantou o desafio para tornar realidade um sonho impossível - de, mais uma vez, dar vida à magia do incomparável Jacques Tati.

Sinopse: O mágico é um tipo de artista em extinção. Com os emergentes astros de rock roubando a cena no fim dos anos 50, ele é forçado a aceitar cada vez mais trabalhos obscuros em teatros de periferia, festas de quintais, bares e cafés. Contudo, ele encontra Alice, uma garota inocente que mudará sua vida. Observando a apresentação dele para empolgados aldeões, Alice fica enfeitiçada pelo seu show e acredita que seus truques são mágica de verdade. Seguindo-o para Edimburgo, ela conserva sua casa enquanto ele vai trabalhar em um pequeno teatro local. Encantado com o entusiasmo dela por seu número, ele a recompensa com inúmeros presentes extravagantes que ele “faz aparecer”. Desesperado para não decepcioná-la, ele não pode revelar que a mágica não existe e que comprar aqueles presentes o está levando à ruína. Mas Alice cresce, encontra o amor e se muda. O Mágico não precisa mais fingir e, revelado por sua própria rede de mentiras, ele retoma sua vida como um homem mais sensato.


"O Mágico" (L'Illusionniste / The Illusionist)
Duração: 90 minutos
Produção: Reino Unido e França / 2010
Direção e adaptação: Sylvain Chomet
Roteiro original: Sylvain Chomet e Jacques Tati
Produtores: Bob Last e Sally Chomet
Distribuidora: PlayArte Pictures
Desenvolvido pelo Studio Django, Django Films (UK) em associação com Cine B (frança). Pathé / Canal + / France 3 Cinema


0 comentários:

Postar um comentário