28 setembro 2011

Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix, decide se aposentar

O cartunista francês Albert Uderzo, um dos criadores do personagem de quadrinhos Asterix, o Gaulês - um verdadeiro símbolo nacional da França -, anunciou no início dessa semana que vai se aposentar, aos 84 anos, mas que já encontrou vários sucessores.

Uderzo criou Asterix em parceria com o roteirista René Goscinny, que faleceu em 1977. Após 52 anos desenhando-o, ele revelou que se sente "um pouco cansado", e que é hora de entregar sua criação a um talento mais jovem. "Decidi que deve haver alguma continuidade, e quero que (Asterix) siga por gerações e gerações", disse Uderzo à rádio RTL.

Asterix e seu parceiro Obelix foram publicados pela primeira vez em 1959, e desde então suas aventuras contra os invasores romanos já foram traduzidas para mais de cem idiomas. O anúncio da aposentadoria de Albert Uderzo ocorre no mesmo momento que a editora Hachette celebra a venda de 350 milhões de livros do personagem Asterix no mundo, o que faz dele um dos principais produtos franceses de exportação. [Com informações da Folha Ilustrada]


0 comentários:

Postar um comentário