25 maio 2012

Speed Racer completa 45 anos!


Um dos primeiros animes exibidos no Brasil completa esse ano 45 anos de existência! "Speed Racer", animação baseada no mangá "Mach GoGoGo", de Tatsuo Yoshida, foi lançada na TV japonesa em 2 de Abril de 1967. Produzida pela Tatsunoko Productions (Gatchaman, Robotech, Zillion), a série chegou ao Brasil através da Rede Globo no final dos anos 60, com o título "Meteoro" (nome que recebeu na versão em espanhol).

Mais tarde o anime foi reprisado pela TV Tupi, MTV, Rede Record, Cartoon Network e Boomerang. "Speed Racer" foi um dos primeiros animes que recebeu adaptação de uma empresa americana. A versão exibida por aqui foi licenciada pela Trans-Lux Television Corporation, que mudou praticamente tudo: desde os nomes dos personagens até a história de alguns episódios. Por exemplo, originalmente o nosso conhecido Speed se chama no Japão Go Mifune.

Durante a produção da série o estúdio Tatsunoko passou por alguns problemas financeiros. Para se ter uma ideia da situação que a produtora passou na época, o orçamento utilizado na criação dos 52 episódios da série era apenas suficiente para a produção de 26 capítulos. Dessa forma, a animação ficou muito restrita, com cenas paradas ou imagens repetidas - o que acabou se tornando marca registrada deste clássico.


A história mostra as aventuras automobilísticas do jovem Speed, que possui o desejo de se tornar um piloto profissional famoso. Mas seu pai, Pops, não aprova a ideia do filho, apesar de ele ter saído da empresa em que trabalhava e decidido criar sua própria escuderia, a Racer Motors.


Como o grande problema seria conseguir dinheiro para fazer a Racer Motors funcionar, Speed, com ajuda de seu amigo Sparky, entra em uma corrida em busca da premiação. No decorrer da trama Speed terá de enfrentar interesses corporativos, sabotadores e muita gente interessada em fazer o mal. Nas aventuras do piloto também conhecemos Trixie, sua namorada; o irmão Gorducho; o macaquinho Zequinha; e o misterioso e perigoso Corredor X.


Em 1997 o anime ganhou um remake, "As Novas Aventuras de Speed Racer" (Speed Racer X), que não fez o mesmo sucesso da versão original. Nos anos 90 "Speed Racer" também ganhou uma animação produzida totalmente nos Estados Unidos, "The New Adventures of Speed Racer".

Em 2008 a história ganhou uma nova adaptação em um filme americano, no entanto o longa-metragem acabou sendo alvo de várias críticas negativas dos fãs da franquia. Com o lançamento do longa os americanos também produziram uma nova série para TV: "Speed Racer - The Next Generation", que acabou não chamando muito a atenção do público.




0 comentários:

Postar um comentário