Nesta quinta-feira, dia 10 de Janeiro, a Globo apresenta na Sessão da Tarde a animação da Disney "Mulan". O filme será exibido em HD, às 16h, horário de Brasília. O longa foi lançado nos cinemas em 1998, e contou com direção de Tony Bancroft e Barry Cook.
Na aventura, após um cruel líder invadir o país, o imperador local pede a cada família que envie um homem para se alistar no exército. Como seu pai tem idade avançada, a jovem Mulan resolve vestir-se de homem e se apresentar junto ao exército.
Sem ninguém desconfiar, Mulan pega a armadura do pai e sai rumo à batalha sem saber o que vai encontrar pela frente. Se ela for descoberta, será acusada de traição e as consequências serão desastrosas. Ao seu lado viaja Mushu, um dragãozinho atrapalhado que precisa ajudar a heroína a voltar vitoriosa para então se tornar guardião da família dela. No caminho, algo pode atrapalhar os planos de Mulan. Um amor proibido começa a nascer entre Mulan e o capitão Lee Shang.
- Os escritos que aparecem nas pedras do Templo chinês são os nomes dos produtores que trabalharam no filme, só que escritos na tradicional língua chinesa.
- O filme reproduz a imagem do Mickey em várias cenas. Uma delas pode ser vista no pescoço do cavalo de Shang.
- Originalmente, o filme era para ser um curta intitulado "Boneca Chinesa", que contaria a história de uma garota chinesa que vive oprimida e que é levada para longe por um príncipe britânico. Mais tarde, Robert San Souci, escritor e consultor da Disney, sugeriu fazer um filme sobre um famoso poema chinês, "A Canção de Fa Mulan". A partir disso, decidiu-se então pela combinação das duas ideias.
- Supervisores artísticos passaram três semanas na China desenhando, fotografando e tentando entender melhor a cultura local para reproduzir em "Mulan".
- No início, a Disney rejeitou a ideia de um dragão como companheiro e amigo de Mulan. Eles achavam que o animal precisaria ser grande e ameaçador demais. Entretando, ao descobrirem que na tradição chinesa os dragões podem ter vários tamanhos, aprovaram a participação de Mushu. No filme, o pequeno dragão faz uma brincadeira na versão americana ao dizer: "Eu estou do tamanho necessário para sua viagem. Se eu estivesse em meu tamanho real, sua vaca poderia morrer de susto".
0 comentários:
Postar um comentário