17 março 2013

Confira os destaques da semana na sessão de filmes da TV Cultura

Segunda-feira, dia 18 de Março, às 17h30: Nesta segunda, a Matinê da Cultura apresenta a animação inédita "A Casa dos Contos de Fada" (Eleanor's Secret / Kérity, la maison des contes). O pequeno Nathaniel vai passar as férias de verão numa casa à beira mar que pertenceu à sua velha tia Eleonora e onde existe uma biblioteca repleta de livros antigos. A herança não o anima muito, até que ele descobre que aqueles livros estão habitados pelo Capitão Gancho, por Alice e até pela Bruxa Malvada.

Esses minúsculos heróis da literatura precisam da proteção de Nathaniel, e tudo o que ele tem a fazer é ler a dedicatória mágica da biblioteca para mantê-los vivos. Mas o garoto ainda tem dificuldades para ler e antes que ele decifre a dedicatória, os livros são vendidos para um dono de sebo. Lançado em 2009, o filme possui direção de Dominique Monfery. A produção é uma parceria entre França e Itália, e recebeu diversos prêmios ao redor do mundo como o Annency Animated Film Festival, além de uma boa repercussão em festivais de Seattle, New York, Roma e Londres.

Terça-feira, dia 19 de Março, às 17h30: Nesta terça, a faixa exibe o filme francês "Michel Strogoff" (Michel Strogoff, 2002). O império russo de Alexandre II está ameaçado por uma invasão tártara. Para que a informação chegue ao grão-duque, entra em cena Michel Strogoff, o mensageiro do czar. É suportando todo o tipo de dificuldades e de obstáculos, submetido a humilhações e tortura durante esse longo percurso pelo interior do continente asiático, que nosso herói surge como um modelo de perfeição e virtude, forte e corajoso, a quem nada consegue deter no cumprimento de sua missão. Desta jornada selvagem haverá seu encontro com a jovem Nadia, que mudará seu destino. Direção de Hubert Chonzu e Alexandre Huchez.

Quarta-feira, dia 20 de Março, às 17h30: "Super 7" (Pangaa Gang, 2009) acompanha as aventuras de quatro garotos e seus animais, que resolvem defender sua terra de intrusos indesejáveis. O filme, que mostra amizade, ação e emoções, é uma divertida animação em 3D. "Super 7" foi lançado na Índia em 2009, e possui direção de Pankaj Sharma.

Quinta-feira, dia 21 de Março, às 17h30: A faixa apresenta "Felix - O Coelho de Brinquedo e a Máquina do Tempo" (Felix - The Toy Rabbit And The Time Machine, 2005). Sophie e sua família estão visitando o Museu de Ciências Naturais da cidade, onde o professor Snork está trabalhando em uma máquina do tempo nova. De repente, a máquina começa a tremer e, com um flash de luz brilhante, um mamute e uma tartaruga marinha se materializam ao lado de Felix!

Todos os três são catapultados para uma viagem no tempo e enfrentam os homens pré-históricos das cavernas e conhecem a Rainha Nefertiti, no Egito antigo. No entanto, o regresso para casa não será fácil. Sophie e Snork começam a trabalhar para a máquina voltar ao presente. Enquanto isso, Félix é hospedado pelos vikings, conhece os povos nativos das Américas e se aventura em uma ilha do Pacífico. "Felix - O Coelho de Brinquedo e a Máquina do Tempo" é uma produção alemã, e contou com direção de Giuseppe Maurizio Laganà.

Sexta-feira, dia 22 de Março, às 17h30: Na sexta-feira, a Matinê Cultura exibe "Reineke, a Raposa" (Reineke Fuchs, 1989). Uma nova versão do poema de Johann Wolfgang von Goethe sobre Reineke, a raposa astuta, que é capaz de se livrar de seus obstáculos no reino animal com sabedoria e esperteza. Através de uma manobra, Reineke consegue tapear dois peixeiros e roubar comida para sua família durante o inverno.

E para se dar bem, ela começa a enganar os animais do reino, que ficam furiosos. Com tantas acusações, Reineke é processada pela corte. O caso dela parece não ter jeito, e a sentença se aproxima. Mas, mais uma vez, Reineke consegue se livrar da situação com muita astúcia. A paciência do Rei Nobel finalmente chega ao fim. Com um exército enorme, ele parte numa expedição para punir Reineke, mas a raposa consegue virar o jogo. Reineke ajuda o rei, que promete uma grande recompensa, mas ela recusa. Reineke só quer uma coisa: ser uma cidadã livre no reino animal. Produzido na Alemanha em parceria com estúdios chineses, o filme foi dirigido por Manfred Durniok, Zhuang Minjin e He Yumen.

0 comentários:

Postar um comentário