05 junho 2013

Animação brasileira de 1930 é restaurada para documetário

Uma pequena parte da história da animação brasileira, que muitos pensavam estar perdida, foi restaurada e em breve poderá ser conferida em um documentário inédito. Trata-se de "As Aventuras de Virgulino", uma série de curtas-metragens produzida, dirigida e animada no final da década de 1930 pelo quadrinista Luiz Sá (autor dos quadrinhos 'Reco-reco, Bolão e Azeitona').

Em 1941, após ser proibido pela ditadura de Getúlio Vargas de apresentar sua criação a Walt Disney, Luiz Sá, deprimido e desacreditado, vendeu os rolos originais de sua animação para uma loja de projetores. Todos os filmes foram retalhados e dados como brinde aos compradores e somente em 1975, um desses pedaços foi encontrado pelo colecionador de projetores e também animador, José Luiz Parrot.

Um pequeno trecho do episódio intitulado "Virgulino Apanha" já estava deteriorado e se decompondo quando, na pesquisa para a produção do documentário "Luz, Anima, Ação!", foi completamente restaurado para a realização do longa que narra a trajetória da animação brasileira, englobando desde a primeira de 1917, chamada "O Kaiser", até as atuais séries de TV e filmes produzidos para o exterior.

O documentário "Luz, Anima, Ação!", de Eduardo Calvet, estreia na edição desse ano do festival Anima Mundi, que será realizado em Agosto.

0 comentários:

Postar um comentário