16 julho 2014

Resenha: Bear, de Bianca Pinheiro

"Bear" acompanha uma menina e seu amigo, viajando ao redor do mundo tentando encontrar seu lar. Com esse simples enredo começa uma das maiores HQs nacionais lançadas recentemente. A obra criada, escrita e desenhada pela carioca Bianca Pinheiro surgiu como uma webcomic, com páginas publicadas semanalmente na internet e que se tornaram um sucesso. O início dessa aventura originou um lindo álbum lançado pela Editora Nemo.

Na história, a pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com Dimas, um urso que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar, e somos convidados a acompanhá-los.

A HQ traz personagens que conquistam o leitor já na primeira página. Enquanto a animada e curiosa Raven gosta muito de falar, Dimas gosta de silêncio e de paz, e não é muito interessado em jornadas. Com uma arte repleta de cores quentes e ao mesmo tempo sensível - que em muitos momentos consegue passar mensagens sem a necessidade de texto - "Bear" possui humor simples e genial, que cria um sorriso no leitor a cada página.

Obrigatório para quem gosta de desenhos animados como "Hora de Aventura" (Adventure Time), ou tirinhas como "Calvin e Haroldo", a obra possui muitas homenagens e referências ao universo da cultura Pop/Nerd, com ótimas sacadas envolvendo personagens de filmes, games e quadrinhos.

Ao terminar o primeiro volume de "Bear", o leitor fica na vontade de continuar acompanhando esses dois novos amigos, aguardando o segundo livro. Com 64 páginas e formato 20 x 32 cm, o título está disponível em livrarias, lojas especializadas, ou através desse link. Mais uma vez a Nemo fez uma ótimo trabalho gráfico, com um cuidadoso acabamento de qualidade.





0 comentários:

Postar um comentário