18 junho 2018

Annecy: Conheça os vencedores do maior festival de animação internacional

Na última semana foi realizada na França a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, considerado um dos mais importantes eventos do mercado de animação internacional. Este ano, o Brasil foi o país homenageado, e as produções nacionais tiveram destaque na programação.

"Funan", produção cambojana dirigida por Denis Do, foi o grande vencedor, ficando com o troféu Cristal de melhor longa-metragem. O aclamado "The Breadwinner" (A Ganha-Pão), da cineasta Nora Twomey, ganhou o Prêmio Especial do Júri, o prêmio e júri popular e o troféu de música original. Já o Cristal de melhor curta-metragem ficou com "Bloeistraat 11", de Nienke Deutz.

Duas produções brasileiras também foram premiadas. O curta "Garoto Transcodificado a partir de Fosfeno", de Rodrigo Faustini, recebeu um prêmio especial de inovação de linguagem na categoria Off Limits. Na categoria de filmes produzidos para a TV, Mateus de Paula Santos levou o prêmio por "Leica - Everything in Black and White".

Entre as produções para TV, o desenho animado do Cartoon Network, "Ursos sem Curso", recebeu um Prêmio do Júri com o episódio “Panda’s Art”. A série "Frango Robô" também ganhou um troféu do Júri com o especial "The Robot Chicken Walking Dead Special: Look Who’s Walking".

A 43ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy será realizada em 2019 entre os dias 10 e 15 de junho, e no próximo ano o Japão será o país homenageado pelo evento.

0 comentários:

Postar um comentário