04 agosto 2009

Matérias: Desert Punk

Desert Punk (Sunabozu)
Produção: Gonzo, 2004
Episódios: 24
Criação: Masatoshi Usune
Exibição no Japão: Mainichi Broadcasting (04/10/2004 a 28/03/2005)
Exibição no Brasil: MTV

Em 2007, para concorrer com o bloco noturno de animes da PlayTV (nome que a Rede 21 utilizou durante um período), que na época apresentava séries como "Ranma 1/2", "Love Hina" e "Samurai Champloo", a MTV Brasil adquiriu dois animes do estúdio Gonzo: "Afro Samurai" e "Desert Punk". Até então com pouca tradição na exibição de animes - a emissora havia exibido apenas Speed Racer durante a década de 90 - a MTV surpreendeu exibindo as séries legendadas em português e sem cortes (apenas as aberturas e encerramentos precisaram ser reduzidos).

"Desert Punk" estreou no Brasil em 9 outubro de 2007, sendo exibido de terça à quinta-feira (três episódios por semana), às 23h30. O anime produzido pelo Gonzo ("Full Metal Panic!", "Samurai 7", "Vandread"), é repleto de humor e cenas picantes. A animação é baseado no mangá "Sunabozu", de Masatoshi Usune, lançado no Japão em 1997 nas páginas da revista Comic Beam. O mangá rendeu 13 volumes encadernados, sendo publicado por duas editoras japonesas, a ASCII Corporation (volumes 1 ao 6) e Enterbrain, Inc.

A história de "Desert Punk" se passa num futuro apocalíptico onde o mundo que conhecemos foi totalmente destruído por uma terrível guerra nuclear, que no ano 3000 transformou todo o planeta Terra em um grande deserto. O anime se passa no deserto de Kanto, que fica no local onde antigamente se localizava o Japão. Lá conhecemos o protagonista da série, o solitário e mercernário Kanta Mizuno, conhecido também como Desert Punk (ou Rebelde do Deserto). Nos episódios iniciais do anime, Kanta realiza todos as suas missões e trabalhos (na maioria das vezes nem um pouco politicamente corretos) sozinho. No decorrer da série ele ganha a companhia da animada Kosuna, que se torna sua aprendiz (Kanto acredita que em poucos anos a garotinha se tornará uma linda mulher, e realizará todos os seus desejos).

No futuro mostrado em "Desert Punk" o governo detêm o controle sobre tudo, inclusive da água, elemento que se tornou muito valioso. A partir da metade do anime, o enredo começa a se aprofundar em questões que envolvem a soberania do governo e o ataque de terroristas. Em um determinado momento, um dos mais ricos habitantes do Deserto de Kanto começa a conspirar contra os governantes, criando uma nova sociedade com a proposta de igualdade entre as pessoas. Para isso são recrutados voluntários e soldados mercenários que enfrentarão o governo. Kanta acaba sendo um desses soldados, e fica responsável em iniciar a batalha dos rebeldes. No entanto, o plano começa a fracassar a medida que Desert Punk descobre que o verdadeiro objetivo do rico homem é dominar todo o deserto, controlando tudo aquilo que até então estava sob poder do governo. A partir desse ponto uma trama repleta de planos de vingaça se inicia.

Lista de episódios
01. Akuma to Boin (The Demon and The Double D's)
02. Suna to Ame (Sand and Rain)
03. Sensha to Mashingan (Tank and Machine Gun)
04. Sogeki to Ashioto (An Ace in the Sand)
05. Ido to Wana (The Price of Water) 06. Roketto to Hourou (Rocket and Wandering)
07. Shishō to Deshi (Master and Disciple)
08. Inuonna to Iwa (The dog-girl and rock)
09. Jinsei to Gēmu (Life and game)
10. Banjin to Takara sagashi hito (Keeper and treasure-seeker)
11. Tsumi to Batsu (Sin and punishment)
12. Shōjo to Kyūshutsu (Girl and Rescue)
13. Risō to Genjitsu (Ideals and reality)
14. Kosa to Furuōto (Fine sand and Full Auto)
15. Kyōdai to Osanajimi (Sibling and Childhood friend)
16. Karē to Raisu (Curry and Rice)
17. Junko to Tsuisekisha (Junko and pursuer)
18. Zasetsu to Zetsubō (Discouragement and Despair)
19. Ue to Shita (Up and Down) 20. Ura to Ben (Reverse and Convenience)
21. Shishō to Desihi part 2 (Master and Disciple part 2)
22. Ame to Umi (Rain and Sea)
23. Giwaku to Yabō (Suspicion and Ambition)
24. Taiko to Kanta (Taiko and Kanta)

2 comentários:

Jansen disse...

Show a Materia

Rick disse...

Parabéns, ótima matéria! Faz uma do Afro Samurai também!

Postar um comentário