03 agosto 2009

Matérias: A Nossa Turma

A Nossa Turma (The Get Along Gang)
Produção: DIC Entertainment, 1984
Episódios: 13 episódios de meia hora (26 episódios de 11 minutos)
Criação: Jean Chalopin e Andy Heyward
Exibição nos EUA: Nickelodeon (Episódio Piloto, abril de 1984), CBS (Série, setembro de 1984)
Exibição no Brasil: SBT

Executive Producers: Jean Chalopin Andy Heyward
Creative Supervisor: Jean Chalopin
Roteiros: Alan Swayze
Musica: Shuki Levy e Haim Saban
Animação: City Editorial Services Inc.

Durante a década de 1980 vários desenhos animados produzidos para o público infantil traziam em suas histórias temas educativos e valores positivos, que enfatizavam principalmente a importância da família e da amizade. Até mesmo o filme Rambo ganhou uma versão em desenho animado, com temática mais light do que a história mostrada no cinema. Nesta época também surgiram séries como "Ursinhos Carinhosos", "He-Man" e o simpático "A Nossa Turma" (The Get Along Gang).

Lançado no Brasil pelo SBT no final dos anos 80, o desenho "A Nossa Turma" foi exibido na emissora até o ano 2004 no programa semanal Sábado Animado. Os personagens foram criados em uma linha de cartões da Those Characters from Cleveland / American Greetings (empresa responsável por Ursinhos Carinhosos, Popples e Moranguinho). Em 1984 a franquia foi adaptada em um desenho animado criado pela dupla Jean Chalopin e Andy Heyward e realizado pela DIC Entertainment.

Ao todo a série contou com 26 episódios de aproximadamente 11 minutos cada - além de um episódio piloto produzido pela Nelvana Limited. Em 1985 "A Nossa Turma" também ganhou uma versão em quadrinhos publicada pela Marvel Comics. No Brasil, em 2003 foi lançado o DVD "A Gangue do Barulho", que trazia alguns episódios da animação, porém todos redublados pela Mastersound e sem a nostálgica dublagem original da Herbert Richers.

A história mostrava um grupo de seis inseparáveis amigos: Montgomery (um alce, era o líder da equipe), Vilma (uma ovelha, a mais vaidosa da turma), Zipper (um gato, é o atleta do grupo, adora esportes. Vive arrumando confusão com Bingo), Márcia (uma porca-espinho, é a mais novinha do grupo), Bingo (um castor, é atrapalhado e ambicioso) e Dotty (uma cadela, é líder de torcida). Os seis tinham uma espécie de clubinho que ficava em um vagão de trem abandonado. Por causa deste vagão, a turma tinha sérios problemas com o crocodilo Catchum e o lagarto Leland, que sempre tentavam roubá-lo. Outro cenário importante da série era a sorveteria do Sr. Hoofnagles, principal ponto de encontro dos amigos.

Um dos principais temas abordados nos episódios era o companheirismo, a amizade e a importância de ajudar os outros. Frequentemente algum dos personagens passava por problemas comuns da infância. Por exemplo em uma história, a pequena Márcia sentia-se isolada do grupo por ser a mais novinha, e nunca podia fazer as mesmas coisas que seus amigos mais velhos. Graças ao apoio de seus amigos, isso foi resolvido.

"A Nossa Turma" (ou apenas A Turma, como o locutor anunciava na abertura do desenho), marcou época não apenas por seus personagens carismáticos e únicos (cada um representando um tipo de personalidade dos telespectadores). A série é lembrada principlamente pela música de abertura, que até hoje emociona e empolga aqueles que acompanharam as aventuras dos seis amigos vinte anos atrás.

Dubladores brasileiros
Estúdio: Herbert Richers
Montgomery: Garcia Júnior
Zipper: Mário Jorge de Andrade
Bingo: Henrique Ogalla
Dotty: Adalmária Mesquita
Vilma: Dolores Machado
Márcia: Marisa Leal
Catchum: Sílvio Navas
Leland: Aírton Cardoso
Guarda Growler: Antônio Patiño


6 comentários:

jonathan disse...

Me lembro de quando o desenho ainda era exibido no Sábado Animado. Eu adorava!
Me recordo também do Manda-Chuva, Cavalo de Fogo, o desenho do Mágico de OZ...

pedro disse...

eu vi esse dvd ''a gangue do barulho'' amei o desenho

Anônimo disse...

bons tempos aqueles!

Anônimo disse...

Infelizmente sumiu a matéria diz que foi até 2004 não via trabalhava dia sim e não ah soube que viria um remeke dessa animação até hoje nada tem uma matéria sobre isso de 2017 tem tempo houve algo que no momento não foi a frente pena

Anônimo disse...

Infelizmente não fizeram um remeke essa informação surgiu em 2017 no momento ainda nada

Anônimo disse...

Baixei alguns capitulos mas esta faltando do 7 ao 11 não encontrei. quem tiver me informa por favor. tenho de 1 ao 6 e de 12 ao 26

Postar um comentário