03 agosto 2009

Matérias: "Os Flintstones" completa 50 anos!

No dia 30 de setembro de 1960 estreava na rede de televisão norte-americana ABC o seriado "The Flintstones", que entrou para a história como o primeiro desenho animado a ser exibido nos EUA no período noturno, por volta das 20h no Prime Time (horário nobre). "The Flintstones" surgiu como uma proposta inovadora, sendo a primeira sitcom em desenho animado. Além disso, a série inaugurou um novo formato para os desenhos animados: episódios com aproximadamente meia hora de duração, pois até então, todas as animações apresentavam episódios de no máximo 7 minutos.

Poucos sabem, mas "The Flintstones" quase recebeu os títulos "The Flagstones" e "The Gladstones". Outro fato curioso é que o século XVIII e a Roma antiga foram ambientes cogitados pelos criadores para a ambientação da nova animação. Por fim, a Idade da Pedra acabou sendo escolhida.


O seriado surgiu quando a Screen Gems - empresa que licenciava os desenhos da Hanna-Barbera - decidiu desenvolver uma animação voltada para o público adulto. Desta forma, os geniais animadores William Hanna e Joseph Barbera receberam cartão verde para desenvolverem roteiros elaborados e personagens mais completos - até então, o estúdio havia realizado apenas produções infantis, como "Jambo e Ruivão", "Dom Pixote" e "Pepe Legal".

Após ser recusado pelos canais CBS e NBC, o desenho animado foi aceito na ABC. Outra barreira que precisou ser vencida foi o custo de produção. Mesmo com as técnicas pioneiras da Hanna-Barbera Productions, que reduzia os gastos na animação, cada episódio de "The Flintstones" custava aproximadamente 65 mil dólares, valor alto para a época. Assim, foi fechado um contrato de patrocínio com duas empresas: Miles Laboratories e Reynolds Tobacco Company. Entre as exigências da Reynolds Tobacco, uma fábrica de cigarros, estava a produção de um polêmico comercial com os personagens fumando.


Rapidamente "The Flintstones" caiu no gosto do público e dos patrocinadores, tranformando a recém-criada Hanna-Barbera em uma das principais produtoras de animação de toda a história. Mais tarde o estúdio lançou dezenas de outras séries que ficaram imortalizadas na televisão, como "Os Jetsons", "Manda Chuva", "Jonny Quest" e "Scooby-Doo".

A história do desenho narra o cotidiano da família Flintstone e seus vizinhos, os Rubbles. Cidadãos da cidade de Bedrock, Fred Flintstone, sua esposa Wilma, a pequena Pedrita (que nasce na terceira temporada), e o bichinho de estimação Dino, retratam a tradicional família norte-americana de classe-média dos anos 1960. Na casa ao lado estão os inseparáveis amigos da família: Barney, Betty (a melhor amiga de Wilma) e o forte Bam-Bam (adotado pelos Rubbles na terceira temporada).


Imortalizado pelo grito Yabba-Dabba-Doo!, Fred sempre acaba envolvendo o baixinho Barney em situações bem complicadas. Os dois amigos estão sempre tentando escapar de suas esposas para se divertirem após o exautivo trabalho na pedreira do Senhor Pedregulho. Para isso, estão dispostos a armarem todo o tipo de plano, que, no final, sempre acaba sendo descoberto por Betty e Wilma.

Um detalhe marcante no universo dos Flintstones é a tecnologia utilizada pelos habitantes de Bedrock, cidade que possui 2,5 mil moradores e está em pleno desenvolvimento. Todas as casas são equipadas com o que há de mais moderno em bugigangas movidas por animais e dinossauros - muitas das vezes, mal humorados por trabalharem tanto. Desta forma, temos por exemplo mamutes no banheiro e aves que realizam ligações telefônicas ou servem como aparelho de som. Bedrock também enfrenta problemas das grandes cidades, como congestionamentos no trânsito.
 

A série original "The Flintstones" ficou no ar na rede ABC entre 30 de setembro de 1960 e 1 de abril de 1966, rendendo 6 temporadas e 166 episódios. Com o fim da série, os produtores iniciaram a criação de diversos spin-offs, filmes e especiais para a TV. Durantes os anos seguintes os personagens viveram várias outras histórias, ganhando inclusive uma versão infantil em "The Flintstone Kids" (Os Flintstones nos Anos Dourados), desenho produzido em 1986 e que mostrava a infância de Fred e seus amigos. Em 1994 e 2000 a franquia retorna ao cinema, porém, desta vez em dois filmes com atores: "The Flintstones" e "The Flintstones in Viva Rock Vegas".

Sem dúvida "The Flintstones" foi um dos maiores sucessos da televisão mundial. A animação foi exibida em mais de 80 países e traduzida para cerca de 22 idiomas. A série também abriu caminho para seriados recentes, como "Os Simpsons" e "Uma Família da Pesada". Yabba-Dabba-Doo!


Tema de Abertura
Flintstones. Meet the Flintstones.
They're the modern stone age family.
From the town of Bedrock,
They're a page right out of history.

Let's ride with the family down the street.
Through the courtesy of Fred's two feet.

When you're with the Flintstones
you'll have a yabba dabba doo time.
A dabba doo time.
You'll have a gay old time.


 
Série para TV
The Flintstones (1960-1966)
The Pebbles and Bamm-Bamm Show (1971-1972)
The Flintstone Comedy Hour (1972-1974)
Fred Flintstone and Friends (1977-1978)
The New Fred and Barney Show (1979)
Fred and Barney Meet the Thing (1979)
Fred and Barney Meet the Shmoo (1979-1980)
The Flintstone Comedy Show (1980-1982)
The Flintstone Funnies (1982-1984)
The Flintstone Kids (1986-1988)
Dino: World Premiere Toons - Stay Out (1995) e The Great Egg-scape (1997)
Cave Kids (1996)

Especiais para TV
A Flintstone Christmas (1977)
Hanna-Barbera's All-Star Comedy Ice Revue (1978)
The Flintstones: Little Big League (1978)
The Flintstones Meet Rockula and Frankenstone (1979)
The Flintstones' New Neighbors (1980)
Fred's Final Fling (1980) · Wind-Up Wilma (1981)
Jogging Fever (1981)
Yogi Bear's All Star Comedy Christmas Caper (1982)
The Flintstones' 25th Anniversary Celebration (1986)
The Flintstone Kids' "Just Say No" Special (1988)
Hanna-Barbera's 50th: A Yabba Dabba Doo Celebration (1989)
A Flintstone Family Christmas (1993)

Filmes para TV
The Jetsons Meet the Flintstones (1987)
I Yabba-Dabba Do! (1993)
Hollyrock-a-Bye Baby (1993)
A Flintstones Christmas Carol (1994)
The Flintstones: On the Rocks (2001)

Filmes para Cinema
The Man Called Flintstone (1966)
The Flintstones (1994) (Live-Action)
The Flintstones in Viva Rock Vegas (2000) (Live-Action)

0 comentários:

Postar um comentário