30 abril 2010

Os desenhos animados mais polêmicos da história

A revista americana Time publicou uma lista com os desenhos mais polêmicos da história. Confira:
1. Em primeiro lugar aparece o episódio de "South Park" envolvendo Maomé. O recente caso foi destaque aqui no Animation Info. Na ocasião, os criadores do seriado sofreram ameaças de um site islâmico.

2. Em segundo lugar estão curtas Merrie Melodies produzidos nas décadas de 1930 e 1940. Os 11 desenhos conhecidos como The Censored Eleven mostram cenas polêmicas, como por exemplo uma sátira de Branca de Neve com estereótipos afro-americanos em "Coal Black and De Sebben Dwarfs".

3. Em terceiro lugar está o episódio de Os Simpsons "Blame It on Lisa", exibido em 2002 na 13ª temporada do seriado. A história que mostra a família de Homer visitando o Brasil irritou autoridades brasileiras, e o episódio quase chegou a ser banido por aqui.

4. O filme da Disney "Canção do Sul" (Song of the South), lançado em 1946, ficou com o quarto lugar. O longa enfrenta acusações de racismo, e por causa disso nunca foi lançado em VHS, DVD ou Blu-Ray nem mesmo nos EUA.

5. O desenho animado "The Boondocks", exibido no Brasil pelos canais Animax e Sony, ficou com a quinta posição. O seriado se tornou polêmico mesmo antes de sua estreia na TV, pois de acordo com alguns jornais americanos, "abusa no uso de palavras de baixo calão".

6. Em sexto lugar está outro recente caso polêmico, desta fez com a animação "Family Guy", que fez uma piada envolvendo a filha da ex-candidata presidencial dos EUA, Sarah Palin.

7. Em sétimo lugar temos um caso bastante conhecido envolvendo um anime. Em 1997 mais de 12 mil pessoas tiveram náuseas - 700 foram levadas a hospitais - ao assistirem um episódio de Pokémon no Japão. O capítulo 38 (que nunca mais foi exibido) mostrava uma combinação de luzes em uma cena com o Pokémon Porygon.

8. Na oitava posição está o clássico da Disney "Aladdin". O filme lançado em 1992 causou polêmica no mundo árabe por conta de uma canção.

9. Novamente o seriado "South Park". Em 2005 o episódio "Trapped in the Closet" gerou críticas ao mostrar na história o envolvimento de Tom Cruise com a cientologia.

10. No fim da lista aparece o clássico personagem Ligeirinho. Durante vários anos o ratinho sofreu acusações por mostrar a imagem estereotipada dos mexicanos como preguiçosos. Em 1999 a Warner chegou a banir o personagem do Cartoon Network, que acabou retornando alguns anos depois.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca tinha visto tanta frescura na minha vida,desde qndo os adolescentes começaram a parar de gostar e de ver desenhos,e zombar de quem ainda gosta e assiste,só pq acham q já são "grandes",vai pra m***a!Isso é muita besteira!Não devia ter liberdade de expressão por aí ?Deviam lançar TODOS os desenhos do mundo que já fizeram polêmica em DVD,filmes da Disney são ótimos,todos deviam ser lançados em DVD remasterizados,Os Simpsons é excelente,já vi esse episódio,muuuuito engraçado,adorei,South Park é outro desenho excelente que merecia ser lembrado pra sempre,assim como Os Simpsons,Family Guy,mesmo sendo uma completa imitação dos Simpsons também merecia ter seus episódios polêmicos em DVD,e é ótimo mesmo assim,já vi o The Boondocks,mto bom esse desenho,usa humor inteligente e tem um estilo meio de anime,os curtas do Looney Tunes são divinos,são obras-primas de arte e merece ter todo seus curtas lançados em DVD e Sem Censura,enquanto ao Pokémon,eu acho que devia ter esse episódio lançado em DVD Sem Cortes,MAS,com um aviso sobre isso,ou então,bem que podia passar na TV,mas,com essa cena cortada,afinal,ela era tão importante assim ?¬¬' Não sou preconceituoso,e sou contra qualquer tipo de preconceito,mas,acho que todos deviam ter sua liberdade de expressão

Anônimo disse...

foi por isso que sempre que mostram maome no capitulo aparece cencurado?

Unknown disse...

ola acho isso uma ferscura imensa

Anônimo disse...

Os Simpsons e uma p ****** pq Já quiz destruir a Austrália, já quis bufar o lindo Brasil e querem chamar os negros de puta. Matt Groening errou ao criar essa porra de Simpson. Deveriam e Cancelar os Simputas e por de volta o amável The Tracey Ulmann Show Fora Simpsons!!! Quero vê Bat namorando Milhouse, Lisa e Nelson, Marge e GAGA, Homer e Moe,Maggie virgem, Ned e Skinner

Postar um comentário