01 abril 2011

Speed Racer completa 44 anos!

No dia 2 de Abril o anime "Speed Racer" completa 44 anos de existência. A animação baseada no mangá "Mach GoGoGo", de Tatsuo Yoshida, foi lançada na TV japonesa em 2 de Abril de 1967. Produzida pela Tatsunoko Productions (Gatchaman, Robotech, Zillion), a série também foi uma das primeiras animações japonesas exibidas pela televisão brasileira.

"Speed Racer" chegou ao Brasil através da Rede Globo no final dos anos 60, com o título "Meteoro" (nome que recebeu na versão em espanhol). Mais tarde o anime foi reprisado pela TV Tupi, MTV, Rede Record, Cartoon Network e Boomerang. A série foi um dos primeiros animes que recebeu adaptação de uma empresa americana. A versão exibida por aqui foi licenciada pela Trans-Lux Television Corporation, que mudou praticamente tudo: desde os nomes dos personagens até a história de alguns episódios. Por exemplo, originalmente o nosso conhecido Speed se chama no Japão Go Mifune.

Durante a produção de "Speed Racer" o estúdio Tatsunoko passou por alguns problemas financeiros. Para se ter uma ideia da situação que a produtora passou na época, o orçamento utilizado na criação dos 52 episódios da série era apenas suficiente para a produção de 26 capítulos. Dessa forma, a animação ficou muito restrita, com cenas paradas ou imagens repetidas - o que acabou se tornando marca registrada deste clássico.

A história mostra as aventuras automobilísticas do jovem Speed, que possui o desejo de se tornar um piloto profissional famoso. Mas seu pai, Pops, não aprova a ideia do filho, apesar de ele ter saído da empresa em que trabalhava e decidido criar sua própria escuderia, a Racer Motors. Como o grande problema seria conseguir dinheiro para fazer a Racer Motors funcionar, Speed, com ajuda de seu amigo Sparky, entra em uma corrida em busca da premiação. No decorrer da trama Speed terá de enfrentar interesses corporativos, sabotadores e muita gente interessada em fazer o mal. Nas aventuras do piloto também conhecemos Trixie, sua namorada; o irmão Gorducho; o macaquinho Zequinha; e o misterioso e perigoso Corredor X.

Em 1997 o anime ganhou um remake, "As Novas Aventuras de Speed Racer" (Speed Racer X), que não fez o mesmo sucesso da versão original. Nos anos 90 "Speed Racer" também ganhou uma animação produzida totalmente nos Estados Unidos, "The New Adventures of Speed Racer". Recentemente, em 2008, a história ganhou uma nova adaptação em um filme americano. O longa metragem acabou sendo alvo de várias críticas negativas dos fãs da franquia. Com o lançamento do longa, os americanos produziram uma nova série: Speed Racer - The Next Generation.

0 comentários:

Postar um comentário