14 janeiro 2014

Primeiro longa-metragem de animação brasileiro completa 60 anos

Há 60 anos, estreava "Sinfonia Amazônica", o primeiro longa-metragem de animação totalmente produzido no Brasil. O filme lançado nos cinemas em 13 de Janeiro de 1954 possui roteiro e direção de Anélio Latini Filho, que com apenas 28 anos de idade, foi o grande responsável pela obra.

O jovem animador fez à mão 500 mil desenhos (todos coloridos apesar da animação ser em preto e branco, já que não havia verba para negativo a cores), escolheu a trilha sonora (que contou com composições de Hélio Latini), trabalhou sua sincronização e construiu sua narrativa.

Inspirado na mitologia indígena, o desenho animado durou cerca de cinco anos para ser produzido, e mostra as lendas da criação da noite, a formação do Amazonas, a saga do jabuti e da onça, a da Iara e a do arco-íris. Sete lendas amazônicas são interligadas pelo indiozinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventura. Em 2009, "Sinfonia Amazônica" foi exibido no festival Anima Mundi em sessões especiais. [Com informações do Estadão]

0 comentários:

Postar um comentário