13 fevereiro 2014

Resenha: 'A Magia do Tempo'

Além de "Lifi: Uma Galinha na Selva" (Leafie, A Hen into the Wild), outra grande surpresa que a Europa Kids lançou recentemente em DVD é a animação "A Magia do Tempo" (Mai Mai Miracle/Maimai Shinko to Sen-nen no Maho), filme lançado no Japão em 2009 pela produtora Madhouse Studios (Sakura Card Captors, Death Note, Tokyo Godfathers).

A história baseada no livro auto-biográfico escrito por Nobuko Tagaki se passa alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, em uma cidadezinha no interior do Japão. A trama acompanha Shinko, uma menina de 9 anos de idade que possui uma grande imaginação.

Dez anos após o término da 2ª Guerra Mundial, em uma cidade japonesa - que no passado feudal do país foi uma grande metrópole - vive Shinko, uma menina que sonha acordada, criando em sua mente o cenário da cidade que existia no local mil anos atrás, como ela poderia ser nos tempos feudais. Shinko faz amizade com uma nova aluna da escola, Nagiko, que acaba de chegar de Tóquio.

O principal destaque do filme é sua semelhança com produções do Studio Ghibli. "A Magia do Tempo" possui roteiro e direção de Sunao Katabuchi, que durante anos trabalhou como assistente do renomado diretor Hayao Miyazaki. Com isso, é possível perceber detalhes e características de produções do Ghibli neste filme, desde a construção dos personagens até o tipo de narrativa utilizada.

O enredo também valoriza a parte histórica por trás do filme, afinal se trata de uma obra baseada em fatos reais. É possível notar a dificuldade do povo japonês no período pós-guerra, os contrastes entre as classes sociais (Shinko é de uma família simples, e sua nova melhor amiga nasceu em uma família rica), entre outros detalhes que não passarão despercebidos aos olhos mais atentos.

A história segue um ritmo calmo, mas envolvente. Não espere grandes cenas de ação em "A Magia do Tempo", afinal essa não é a proposta do longa.

Além dos lindos cenários e cenas que valorizam as paisagens da cidade onde a trama se passa, o filme destaca pequenos detalhes que normalmente não estão em outras produções, como a rotina diária dos personagens, seus costumes, ondem moram e como vivem. O DVD lançado pela Europa Kids já está nas lojas de todo ao Brasil, e traz as opções de áudio em japonês e português (ambas em Dolby Digital 5.1), com legendas em português e inglês. A dublagem foi realizada no estúdio paulista Lexx Comunicações.



0 comentários:

Postar um comentário