13 fevereiro 2014

Resenha: 'Lifi - Uma Galinha na Selva'

Lançado na Ásia em 2011, "Lifi: Uma Galinha na Selva" (Leafie, A Hen into the Wild) se tornou a animação de maior sucesso da história da Coreia do Sul. O filme baseado no best-seller de Hwang Sun-mi é uma produção do estúdio Myung Films e a empresa Lotte Entertainment, com direção de Oh Sung-yoon.

A história mostra uma galinha que vive em uma fazenda produtora de ovos, junto de dezenas de outras como ela. Entretanto, Lifi não consegue ter seus próprios ovos, ela apenas choca os ovos de outras galinhas e isso a deixa muito triste. Em meio a sua fuga do galinheiro, ela acaba sendo responsável por chocar e criar um filhote de pato órfão, que perdeu os pais para uma doninha caolha.

Começa então uma incrível história, que num primeiro momento parece trazer apenas a velha mensagem de amizade e companheirismo, mas acaba mostrando muito mais do que isso. "Lifi: Uma Galinha na Selva" não é um simples filme para crianças, e sim uma emocionante animação para toda a família. A trama envolve personagens carismáticos - que conquistam desde as primeiras cenas - mas que também entram em situações dramáticas, inclusive tendo como um dos temas a morte.

Com características de produções da Europa (como por exemplo o traço dos personagens e estilo dos cenários), o filme possui uma fotografia marcante, com cores que valorizam cada cena. As tonalidades acompanham a emoção de cada momento da história, desde cenas escuras e tristes, passando por quadros coloridos e alegres.

O design dos personagens também foi muito trabalhado, sendo rico em detalhes. Vale destacar também a mudança na aparência de alguns personagens no decorrer da história, como a doninha, Greenie (Verdinho) e a própria Lifi, que apresenta uma evolução fantástica ao longo do filme, mostrando as diferentes fases (e dificuldades) de sua vida.

"Lifi: Uma Galinha na Selva" foi uma grande surpresa, e pode ser considerada uma das melhores animações dos últimos anos. O longa que começa mostrando uma jovem galinha aventureira que deseja conhecer o que existe fora de seu galinheiro, acaba se tornando uma bela história de uma mãe capaz de tudo. Certos momentos da animação são marcantes, e podem até mesmo ser comparados a cenas dramáticas de filmes clássicos da Disney como "Bambi" e "O Rei Leão". A trama apresenta um final inesperado, incrível e emocionante.

No Brasil o filme está disponível nas lojas através da Europa Kids, que lançou o DVD há alguns meses. O disco traz o longa com opções de áudio original (coreano, e não japonês como descrito no menu) e em português, além das legendas em nosso idioma. A dublagem para o DVD foi realizada no estúdio paulista Lexx Comunicações, que realizou um bom trabalho de tradução e elenco. Curiosamente, na TV por assinatura o filme está sendo exibido no canal HBO Family com uma péssima dublagem feita em Miami no estudio The Kitchen (South Park).



7 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom, Assisti Na Minha Escola, É muito legal ><

Anônima disse...

Não sei se amo ou odeio o final
😥😍

Anônimo disse...

Verdade

Unknown disse...

Eu meio que penso que esse filme é para maiores cara, vê numa história infantio se tem isso? Mas eu amo esse filme muito, na coreia foi uns dos melhores filmes daquele ano, só queria saber o nome dos dubladores brasileiros kkkj

Anônimo disse...

Nossa mano 2k21 e ainda tem comentário novo

Anônimo disse...

2021 e eu sou o terceiro comentário desse ano nesse post. Amei esse filme quando vi em 2015 (e chorei horrores). Sabe, a internet pode ser legal as vezes, esse é um bom exemplo

Anônimo disse...

Por que ela não ficou com o andarilho?? Eu tive um crush nele

Postar um comentário