22 outubro 2015

Tooncast pretende deixar de exibir desenhos animados brasileiros

Desde meados de 2012, todos os canais de TV por assinatura tiveram que se adequar às novas regras de programação da TV paga criadas pela Ancine. Segundo a nova lei, canais por assinatura precisam incluir produções nacionais em sua programação seguindo cotas determinadas.

Aos poucos, todos os canais foram incluindo produções brasileiras em suas grades, inclusive o Tooncast, que estreou animações nacionais como "Turma da Mônica", "Irmão do Jorel", "Carrapatos e Catapultas" e "Tromba Trem". Porém, recentemente o Tooncast solicitou à Ancine a dispensa da obrigação de exibição de conteúdo brasileiro.

A programadora do canal, Turner Broadcasting (proprietária do Cartoon Network, Boomerang, e vários outros), explica que vem buscando licenciar e coproduzir conteúdos aptos a cumprir a cota de conteúdo no Tooncast, mas que atualmente, seria impossível fazê-lo, e seriam poucas as produções disponíveis. Além disso, aponta a linha editorial do canal, que exibe desenhos clássicos norte-americanos, como uma barreira.

A Turner também divulgou que caso o pedido não seja aceito, existe a possibilidade de descaracterização do canal, ou sua descontinuação no Brasil. A Ancine publicou o pedido em seu site para que interessados possam se manifestar a respeito. As contribuições devem ser feitas até o dia 10 de Novembro, através do e-mail ouvidoria@ancine.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário