15 julho 2014

Resenha: Appleseed

Além dos excelentes "Lifi" e "A Magia do Tempo", recentemente a distribuidora Europa Filmes lançou em DVD outra animação japonesa que vale conferir: "Appleseed", filme baseado no mangá homônimo de 1985 criado por Masamune Shirow, o mesmo autor de "Fantasma do Futuro" (Ghost in the Shell). Lançado no Japão em 2004, o longa possui direção de Shinji Aramaki (Captain Harlock), com roteiro de Haruka Handa e Tsutomu Kamishiro (que escreveram episódios de animes como Bakuman, Yu-Gi-Oh! Zexal, Hunter × Hunter).

Apesar de ter sido produzido há alguns anos, o filme não envelheceu, e possui uma boa qualidade técnica de animação e roteiro, sendo obrigatório para fãs de produções japonesas e apreciadores de ficção científica. "Appleseed" possui algumas cenas fortes (a classificação etária do DVD é de 14 anos), com cabeças explodindo literalmente! A animação conta com muita ação, com uma trama que prende o espectador em cenas eletrizantes.

O longa possui muitas referências ao universo de "Matrix", até mesmo cenas com a famosa bullet-time ("Appleseed" foi lançado pouco tempo depois de "Matrix Revolutions" e "Matrix Reloaded"). Um detalhe que chama a atenção é a técnica de computação gráfica utilizada, que pode ser estranha no início, mas combinou muito bem com a temática e o universo do anime. Vale lembrar que "Appleseed" rendeu uma continuação em 2007 intitulada "Appleseed: Ex Machina", filme que também chegou ao Brasil.

A trilha e os efeitos sonoros se destacam, apesar do DVD possuir na versão em português apenas áudio Dolby Digital 2.0 (no áudio original em japonês foi mantido o Dolby Digital 5.1). A dublagem em português foi realizada pelo estúdio Lexx, em São Paulo, e contou com uma boa escolha de elenco.

Na história, em um futuro pós-apocalíptico, a Terra se recupera de uma guerra mundial. Porém, ainda existem soldados que não sabem do fim dela, e um deles é a altamente treinada Deunan Knute, a protagonista do filme que continua a enfrentar o inimigo sem saber que o combate chegou ao fim. Deunan é capturada por uma força-tarefa e levada para a cidade de Olympus, sede do governo mundial e um dos poucos lugares que não foram devastados pela guerra.

Nesse mundo utópico os poucos humanos que restaram convivem com os Bioroids, clones humanos melhorados cientificamente, criados para que a sociedade fique mais estável. Porém, isso também acaba gerando uma rivalidade entre humanos verdadeiros e os clones.

A cidade de Olympus é perfeita, toda sua população parece feliz. O lugar é mantido por uma rede inteligente conhecida como Gaia, que monitora tudo, preservando a ordem. As decições dela são complementadas pelo Conselho de Sete Anciões. Mas Olympus na verdade esconde uma disputa de interesses políticos e militares, e a protagonista logo percebe que há algo errado com o lugar e seus governantes.

No decorrer da história, "Appleseed" se aprofunda principalmente no passado de Deunan, sua mãe e seu pai - que tinham muita importância nesse sistema político-militar - e seu namorado. De acordo em que o enredo evolui, a protagonista também e envolvida numa perigosa trama entre os Bioroids e os humanos. O filme possui vários clichês de animes de ação e longas de ficção científica, mas consegue apresentar uma história que vale a pena conferir.


O DVD pode ser adquirido nos links:

0 comentários:

Postar um comentário