08 agosto 2010

Canal UlbraTV estreia de forma duvidosa o anime "Sailor Moon"

Na última sexta-feira, dia 6 de agosto, o canal UlbraTV estreou em sua programação o anime "Sailor Moon". Porém, segundo pessoas ligadas ao licenciamento oficial da série, a exibição é ilegal. Não é a primeira vez que esse tipo de exibição ocorre em emissoras de TV regionais, como a NGT, Rede Brasil, TV Diário e a própria UlbraTV.

Essas e outras emissoras apresentam, ou já apresentaram em sua programação, séries, filmes e desenhos animados gerados diretamente de DVDs lançados no Brasil, como por exemplo "Os Cavaleiros do Zodíaco" (cujo direitos de exibição pertencem à Band), "YuYu Hakusho", "Os Simpsons" (que teoricamente deveria ser exibido na TV aberta apenas na Rede Globo) e animações da Hanna-Barbera e Warner (que na TV aberta são exclusividades do SBT).


A direção dos canais que exibem esse tipo de material costuma explicar que todo o conteúdo é legal, e foi adquirido em distribuidoras internacionais que possuem os direitos autorais sobre as produções. Os contratos podem mesmo existir, já a autenticidade ou legalidade dos mesmos é bastante questionável. Por exemplo, em meados do ano passado, a Rede Brasil (também chamada de RBTV) teve problemas com a 20th Century Fox, que entrou com uma ação na justiça para exigir que o conteúdo de seu acervo fosse retirado da programação do canal.

Conforme o Animation Info tem informado nos últimos meses, "Sailor Moon" está sendo negociado no Brasil, e em 2011 retornará - oficialmente e legalmente - à TV aberta. Uma grande emissora demonstrou interesse na animação, e o contrato deverá ser assinado em breve. O título também está sendo licenciado para o mercado de DVD e mangá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu to nem ai, já que o Brasil não tá nem ai com nós fans
deste tipo, de conteúdo eles só trazem animes é outras
produções de outro pais, como por exemplo Estados Unidos.
Já animes é Tokusatsu etc, que não são trazidos do Japão
para mim é material pirata, fâs que é fãs não compra este
tipo de conteúdo.

Anônimo disse...

Tambem concordo. A Band nao esta nem ae para os fans da serie. Vejo sempre que passa na UlbraTV pena que reprisa muuuito.

Postar um comentário