A Warner Bros. divulgou o primeiro trailer dublado de "Zé Colmeia: O Filme" (Yogi Bear), longa-metragem 3D que estreia no dia 17 de dezembro nos EUA. No Brasil o filme será lançado nos cinemas apenas no dia 4 de fevereiro de 2011. A produção mistura atores reais com animação em computação gráfica, semelhante à técnica utilizada nos filmes do "Scooby-Doo", "Alvin e os Esquilos" e "Garfield". No elenco de "Zé Colméia: O Filme" estão Dan Aykroyd (a voz do esperto Zé Colmeia), Justin Timberlake (dublando o baixinho Catatau) e Tom Cavanagh (interpretando o guarda Smith).
O longa-metragem dirigido por Eric Brevig mostra os clássicos personagens Zé Colmeia e Catatau, que agora precisam unir forças com o guarda florestal Smith para salvarem o Parque Jellystone. "Zé Colméia" é uma criação da dupla de animadores William Hanna e Joseph Barbera. O personagem surgiu pela primeira vez em 1958, e desde então foi protagonistas de vários desenhos animados da Hanna-Barbera Productions.
"The Life & Times of Tim" ganha nova temporada Depois de anunciar o cancelamento da série "The Life & Times of Tim", a HBO volta atrás e divulgou que o desenho animado terá uma nova temporada. O criador da animação, Steve Dildarian, havia comentado que pretendia oferecer o título para outros canais de TV, como o Comedy Central e o Adult Swin/Cartoon Network. Felizmente, a HBO renovou a série para uma terceira temporada, com previsão de estreia para 2011.
Lançado em 2008, a série mostra a vida de Tim, um garoto comum, mas que nada dá certo pra ele. O dia mais simples traz junto uma decisão mal tomada. Em um dos episódios, Tim é acusado de assassinato e deverá assumir as consequências por deixar crescer a barba no trabalho. No Brasil "The Life and Times of Tim" é exibido no canal pago HBO Plus.
Chega ao Brasil novo volume de "Peanuts Completo", com Charlie Brown e Snoopy "Peanuts Completo Volume 3: 1955 a 1956", de Charles M. Schulz (1922-2000), dá sequência à coleção que irá publicar praticamente todo o trabalho do artista com a turma de Charlie Brown, Snoopy e amigos. Neste novo livro de 344 páginas, que reúne as tiras publicadas em meados dos anos 1950, os personagens começam a ganhar os traços pelos quais são conhecidos até hoje. Suas personalidades também se desenvolvem mais.
"Peanuts" é um dos quadrinhos mais famosos e influentes do planeta. As tirinhas chegaram a ser publicadas em 2.600 jornais por todo o mundo, atingindo 355 milhões de leitores em 75 países. Foram traduzidas para mais de 21 idiomas. A coleção já tem mais de 10 volumes no exterior. "Peanuts Completo Volume 3: 1955 a 1956" é um lançamento da L&PM Editores. [Via Folha Ilustrada]
Em setembro o Cartoon Network estreia nos Estados Unidos mais uma produção original, desta vez criada por J.G. Quintel, que fez parte da equipe de produção em animações como "O Acampamento de Lazlo" e "As Trapalhadas de Flapjack". A partir do dia 6 de setembro, o canal exibirá o desenho animado "Regular Show", que mostra as aventuras de dois grandes amigos: um guaxinim chamado Rigby e um pássaro azul chamado Mordecai. Os dois trabalham como jardineiros em um parque, onde sempre se metem em confusão com Benson e Pops.
Com produção do Cartoon Network Studios, "Regular Show" mostrará em suas histórias enredos repletos de comédia e criatividade. A primeira temporada da série contará com 26 episódios, que serão exibidos nos EUA semanalmente. No Brasil o Cartoon Network deve estrear o desenho animado a partir de 2011.
O Cartoon Network exibe hoje, às 20h, no bloco Cine Cartoon, o filme "Pokémon: Giratina e o Guerreiro do Céu" (Pokémon: Giratina and the Sky Warrior), 11º longa-metragem da franquia Pokémon. Lançado no Japão em 2008, o filme faz parte da saga Diamond & Pearl, sendo uma continuação do 10º filme "O Pesadelo de Darkrai".
Em "Pokémon: Giratina e o Guerreiro Celeste" Ash, Brock e Dawn precisam ajudar o Pokémon Shaymin, que está fugindo de Giratina. Enquanto os três amigos estão descansando, são surpreendidos por Shaymin, que através de telepatia diz que está sendo perseguido por outro pokémon chamado Giratina. Ele explica que sem querer envolveu-se em uma batalha entre Giratina e Dialga, fazendo com que este acabasse fugindo, o que irritou Giratina. Ash promete que vai proteger Shaymin a qualquer custo.
Já o 12º longa-metragem "Arcerus e a Jóia da Vida" (Arceus and the Jewel of Life, 2009), já foi dublado em português no estúdio Centauro, e em breve também será exibido no Cartoon Network. No Japão a franquia dos monstros de bolso teve o 13º filme lançado em julho deste ano. Intitulado "Pocket Monster Diamond & Pearl: Genei no Hasha Z" (Pokemon Diamond & Pearl Movie: The Phantom Champion Zoroark), o longa deverá chegar ao Brasil apenas em 2011/2012.
A PlayArte Pictures marcou para o dia 14 de outubro o lançamento nacional de seu primeiro Blu-Ray de anime: "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar" ("Gake no Ue Ponyo" ou "Ponyo on the Cliff by the Sea")", filme escrito e dirigido por Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Meu Vizinho Totoro, Princesa Mononoke). Não ocasião também será disponibilizada a versão em DVD do longa-metragem. A distribuidora ainda não divulgou oficialmente as informações técnicas do DVD e do Blu-Ray, mas já se sabe que o filme terá como opção o áudio original em japonês, além da ótima dublagem brasileira. O Blu-Ray custará em média R$89,90.
Após ter sua estreia no Brasil adiada várias vezes, "Ponyo" foi exibido por aqui em julho em pouquíssimos cinemas. Lançado no Japão em 2008, o filme mantêm a qualidade dos filmes de Miyazaki, e conquistou o Tokyo Anime Award, um dos mais importantes prêmios de anime no Japão. Produzido pelo aclamado Studio Ghibli, o longa-metragem mostra a história de Ponyo (dublada no Brasil por Bianca Alencar), uma princesa peixinho-dourado que conhece um garotinho de cinco anos chamado Sosuke. Sosuke resgata a peixinha e a mantém em um balde de plástico verde. Ponyo fica fascinada por Sosuke, que também sente o mesmo. A amizade entre os dois cresce tanto que Ponyo deseja se transformar em uma humana só para ficar mais tempo com Sosuke.
Após ter sido cancelado pela Fox em 2003, "Futurama" retornou com força total este ano em uma nova emissora de TV, o Comedy Central, e no próximo dia 2 de setembro a animação chega ao episódio de número 100! Intitulado "The Mutants Are Revolting", o episódio terá a participação do grupo Devo. Na história, a tripulação da nave é contratada para a sua centésima entrega. Para comemorar, Bender organiza a maior festa do milênio. Durante a festa, Leela conhece um mutante que vive ilegalmente na superfície. Ela acaba sendo banida para os esgotos, onde é obrigada a viver com os outros mutantes. Fry e a tripulação, com o apoio dos membros do grupo mutante Devo, se juntam à Leela em uma revolta contra os moradores da superfície.
"Futurama" é uma criação de Matt Groening, o autor de "Os Simpsons". O desenho animado foi exibido pela Fox americana entre 1999 e 2003, e cancelado após 5 temporadas. Em 2006 o Comedy Central adquiriu os direitos de exibição da série, e em 2008 chegou a a exibir quatro filmes de "Futurama" em forma de episódios, mas somente este ano retornou com uma temporada inédita. No Brasil a série atualmente é exibida na Fox. Já na TV aberta, anos atrás animação teve uma passagem pela Rede Record, e recentemente foi exibida como tapa-buraco nas madrugadas da Rede Globo.
O longa-metragem “O Segredo de Kells” (Brendan and the Secret of Kells), que foi indicado ao Oscar de Melhor filme de animação em 2010, finalmente será lançado oficialmente no Brasil. A distribuidora Imagem Filmes adquiriu o filme, porém até o momento ainda não possui uma data para estrear a animação.
“O Segredo de Kells” é uma produção da Irlanda, França e Bélgica, mas contou com a participação de um estúdio brasileiro na produção. Durante um ano de trabalho, o diretor brasileiro Marcelo de Moura e sua produtora LightStar, participaram da criação dos desenhos dos personagens.
Na história, Brendan, um menino de apenas 12 anos, tem a responsábilidade de concluir o mais fantástico dos livros, que também precisa ser mostrado ao mundo. Para completar o lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo. E ainda desobedece ao seu amado tio, o Abade Cellach, se perdendo na floresta encantada, onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal.
A animação foi um dos destaques do Festival Internacional de Cinema Infantil de 2009, e este ano volta a ser exibido no Festival em sessões exclusivas como você confere na programação abaixo:
Dia 29/08: Cinemark Botafogo (Rio de Janeiro e Niterói) 18:30 Dia 04/09: Cinemark Pier 21 (Brasília) 15:30 Dia 11/09: Cinemark Iguatemi - Campinas (São Paulo e Campinas) 16:30 Dia 18/09: Cinemark Eldorado (São Paulo e Campinas) 15:00
A partir do dia 2 de outubro a emissora japonesa NHK exibirá "Bakuman", o novo anime dos mesmos criadores do hit "Death Note". Baseado no mangá publicado pela editora Shueisha desde 2008, o anime inicialmente terá 25 episódios. A animação da série de TV ficou por conta do estúdio J.C. Staff (Honey and Clover, Ikki Tousen, Slayers), o character design é assinado por Tomoyuki Shitaya, e a direção da dupla Kenichi Kasai (Honey and Clover, Mirmo Zibang!) e Noriaki Akitaya (Nodame Cantabile).
O mangá possui textos de Tsugumi Ohba e arte de Takeshi Obata, os mesmos que em 2004 criaram "Death Note". "Bakuman" conta a história de dois amigos desenhistas que sonham em publicar um mangá nas páginas da famosa revista japonesa Shonen Jump. Mas para que esse sonho se realize, os garotos precisam enfrentar os problemas e dasafios que surgem no caminho.
Conforme publicamos anteriormente aqui no Animation Info, a 20th Century Fox anunciou a lista oficial com os astros e estrelas que participarão da 22ª temporada de "Os Simpsons", que estreia no dia 26 de setembro nos Estados Unidos. Para o episódio "MoneyBart", que abre a nova temporada, foram escalados os atores Lea Michele, Cory Monteith e Amber Riley, da série de TV "Glee". Na história, eles ajudam Lisa a soltar seu lado artístico. Recentemente a Fox divulgou as primeiras imagens dos personagens baseados nos astros, que você confere abaixo.
Ainda na 22ª temporada, aparecerão convidados como Daniel Radcliffe (Harry Potter), Hugh Laurie (House), Danica Patrick (piloto da Nascar), Halle Berry, Kareem Abdul-Jabbar (jogador da NBA) e Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Vale lembrar que a série "Os Simpsons" está de volta à TV aberta brasileira. A Rede Globo voltou a exibir o desenho animado de segunda a sexta, por volta das 11h30, dentro da TV Globinho.
Na última quinta-feira, dia 26 de agosto, estreou no México a quarta temporada de "Chaves em Desenho Animado". Para a nova temporada, estão programados 26 episódios que serão exibidos semanalmente na Televisa. Os novos episódios foram anunciados em setembro do ano passado por Roberto Gómez Fernandéz, produtor da animação e filho de Roberto Gómez Bolaños (que interpreta o personagem Chaves no seriado clássico).
No Brasil o SBT exibiu este ano, sem muita divulgação, os episódios referentes à terceira temporada da série. Por aqui a quarta temporada deverá chegar apenas no segundo semestre de 2011, e contará com uma mudança significativa: a troca do estúdio de dublagem. Isso será necessário pois a Herbert Richers, estúdio que dublou os primeiros episódios do desenho animado, não existe mais. Especula-se que os novos episódios serão enviados para a Wan Macher ou Cinevideo.
"Chaves em Desenho Animado" se tornou um sucesso, sendo apresentado atualmente em mais de 16 países. No início o projeto teria apenas uma temporada com 13 episódios, e hoje já se aproxima do episódio de número 100! Os produtores da animação pretendem lançar também uma nova produção baseada nos personagens de Bolaños. O Anima Studios, produtora responsável pelo desenho do Chaves, está preparando um filme de animação estrelado pelo Chapolin Colorado.
O Cartoon Network estreia neste domingo, dia 29 de agosto, o novo desenho animado "Mutante Rex" (Generator Rex), uma produção do Cartoon Network Studios e criado pelo grupo Man of Action, os mesmos que desenvolveram a série "Ben 10". "Mutante Rex" é baseado nas histórias em quadrinhos "M. Rex", publicado em 1999 pela Image Comics. A animação será exibida todos os domingos, às 18h, com reapresentações às terças-feiras, dentro do bloco Heróis, sempre às 19h.
"Mutante Rex" estreou nos EUA em abril deste ano, e inicialmente estão programados 52 episódios. Mas, se a série fizer sucesso, com certeza novas temporadas serão produzidas. Na história, o adolescente Rex foi infectado por seres microscópicos conhecidos como nanites, e desde então tem a capacidade de ransformar partes de seu corpo em acessórios mecânicos, como asas ou até mesmo um carro! Após o acidente com os nanites, Rex foi recrutado por uma organização chamada Providence, e viaja pelo mundo com Agente 6, Noah, Macaco Haha, Doutora Holly, e o Cavaleiro Branco investigando uma série de mutações biológicas que também foram criadas pelos nanites.
"Toy Story 3" continua fazendo história e batendo recordes. A animação da Pixar lançada em julho deste ano ultrapassará hoje a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados nos cinemas de todo o mundo! É a primeira vez na história que uma longa-metragem de animação realiza este feito. "Toy Story 3" custou aos estúdios Disney/Pixar US$ 200 milhões. Outra produção que também chegou à esse número em arrecadação foi "Alice no país das Maravilhas", de Tim Burton, que arrecadou US$ 1,024,297,771, sendo a maior bilheteria da Disney.
"Toy Story 3" é o 11º longa-metragem do estúdio Pixar, e já na estreia, o filme se tornou o maior lançamento de uma animação nos EUA, arrecadando US$ 41 milhões apenas em seu primeiro dia de exibição, superando a marca de "Shrek Terceiro", que em 2007 arrecadou aproximadamente US$38 milhões. A animação dirigida por Lee Unkrich mostra Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma de brinquedos sendo despejados de sua casa, quando o garoto Andy vai para a faculdade. A turma irá morar em uma creche, onde viverão novas aventuras e conhecerão novos amigos.
Segundo informações do Na Telinha, o SBT estreia na próxima terça-feira, dia 31 de agosto, dentro do Bom Dia & Cia., o novo desenho animado "Hot Wheels Battle Force 5", série que foi lançada no Brasil recentemente pelo Cartoon Network.
Baseado na franquia de brinquedos da Mattel, "Hot Wheels Battle Force 5" estreou no Cartoon Network americano em agosto do ano passado, e contou com 26 episódios. A série feita em computação gráfica é uma produção da Mattel em parceria com os estúdios Nelvana e Nerd Corps Entertainment (Storm Hawks, Dragon Booster). A animação recebeu três indicações ao Emmy Awards, cuja premiação acontece no próximo domingo, dia 29 de agosto, nas categorias mixagem, edição e direção e composição de trilha sonora.
O novo desenho mostra uma equipe de pilotos que utilizam veículos ultra-rápidos e de alta tecnologia para salvar o planeta de predadores galácticos. Em uma dimensão artificial chamada Battlezone, os pilotos trabalham em conjunto para derrotar inimigos robóticos e capturar o BattleKeys, um poderoso artefato que salvará a Terra da destruição. "Hot Wheels Battle Force 5" é uma sequência de "Hot Wheels: Acceleracers", animação exibida no Brasil pelo SBT e Cartoon Network.
Seguindo a tradição das temporadas anteriores, na nova saga "Pokémon: Best Wishes!" (que substituirá a atual "Pokémon: Diamond and Pearl") Ash mudará de visual mais uma vez. Na imagem publicada no site oficial da TV Tokyo, percebe-se que além das novas roupas, desta vez o personagem passou por uma mudança bem mais radical do que nas temporadas anteriores, tendo até mesmo pequenas alterações em seu design. "Pokémon: Best Wishes!" será a quarta saga em animação da franquia Pokémon, que no Japão é dividida em "Pokémon" (1997 - 2002), "Pokémon Advanced Generation" (2002 - 2006) e "Pokémon Diamond & Pearl", exibida por lá desde 2006.
"Pokémon: Best Wishes!" estreia no Japão no dia 23 de setembro. A nova temporada levará Ash, o inseparável Pikachu, e seus novos amigos em aventuras na ilha Isshu. Aqui no ocidente Pokémon está em sua 13ª temporada "Pokémon Diamond & Pearl: Sinnoh League Victors", que estreou em maio nos EUA, e chegará ao Brasil apenas em 2011. Já no Brasil o Cartoon Network exibe a 12ª temporada (Pokémon Diamond & Pearl: Galactic Battles), que em breve também será exibida pela RedeTV!.
A partir deste sábado, dia 28, novos episódios de "Bleach" serão exibidos no bloco do Cartoon Network americano Adult Swim. A nova saga começa no episódio 168, "The New Captain Appears! His name is Amagai Shuusuke", exibido na TV japonesa em 2008. Vale lembrar que no Japão o anime já está chegando ao episódio de número 300.
O anime "Bleach" é baseado no mangá criado por Tite Kubo e publicado no Japão desde 2002 pela editora Shueisha. A animação foi lançada na TV Tokyo em 2004, e desde 2008 é exibido no Brasil pelo canal Animax. O anime tem produção do Studio Pierrot, o mesmo de sucessos como "Naruto" e "YuYu Hakusho".
Essa semana o Animation Info publicou que o longa-metragem "Porco Rosso" pode ganhar uma sequência. O diretor Hayao Miyazaki afirmou estar com o projeto em mente. Porém, novas produções do Studio Ghibli (responsável por sucessos como "Meu Vizinho Totoro", "Princesa Mononoke", "O Castelo Animado" e "A Viagem de Chihiro") ainda não estão totalmente asseguradas. Em entrevista ao Cut Magazine, o animador japonês comentou sobre o futuro de sua produtora.
De acordo com o Geeko System, Miyazaki confessa que se o novo filme "The Borrower Arrietty" (que estreou no Japão em julho deste ano) não render boa bilheteria nos cinemas americanos, existem planos de reformular todo o Studio Ghibli. Segundo o diretor, "Ghibli deve ser capaz de continuar com cerca de cinco membros da equipe, como uma empresa de gestão de direitos autorais". Ou seja, o estúdio pode deixar de produzir novas animações e apenas funcionar como uma licenciadora dos filmes de Hayao Miyazaki.
A última produção do Ghibli lançada nos cinemas norte-americanos foi "Tales of Earthsea" ("Contos de Terramar" no Brasil ou "Gedo Senki" no original), filme dirigido por Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki. Como foi exibida somente em cinco salas, a animação amargurou uma péssima bilheteria por lá. Vale lembrar que este foi um caso isolado, já que nos últimos anos as produções de Miyazaki foram bem aceitas nos EUA.
A Rede Globo enviou para classificação indicativa a segunda temporada da série "Star Wars: A Guerra dos Clones" (Star Wars: The Clone Wars). Os 22 novos episódios que foram exibidos recentemente pelo Cartoon Network receberam classificação Livre, e devem estrear em breve na emissora. Atualmente a Globo exibe a primeira temporada da animação por volta do meio-dia apenas para as parabólicas, no mesmo horário em que as emissoras afiliadas apresentam os telejornais locais.
Outra série de animação que foi enviada para classificação indicativa é "The Cleveland Show", spin-off de "Uma Família da Pesada" exibido pela Fox e FX. O desenho animado criado por Seth MacFarlane recebeu classificação "Não recomendado para menores de 10 anos", e poderá ser exibido pela Rede Globo (que já adquiriu a série) em qualquer horário. Porém, como já é de costume, o desenho animado deverá ser apresentado na emissora carioca nas madrugadas de sábado para domingo, horário ocupado atualmente por "Uma Família da Pesada" (no mesmo bloco já passaram séries como "American Dad" e "Father of the Pride").
Panini publicará o mangá "Sugar Sugar Rune" Após anunciar o mangá "As Super Gatinhas" (Tokyo Mew Mew), a Panini Comics anunciou o lançamento de mais um título do gênero Magical Girls no Brasil, o mangá "Sugar Sugar Rune", que possui oito volumes. A data de lançamento ainda não foi divulgada pela editora.Em 2005 o Studio Pierrot (resposnável por "YuYu Hakusho" e "Naruto") lançou a versão animada do mangá, que teve 51 episódios exibidos pela TV Tokyo.
Publicado no Japão entre 2004 e 2007 pela Kodansha, "Sugar Sugar Rune" possui história e arte de Moyoco Anno. O mangá mostra as aventuras das bruxinhas Chocola e Vanilla, que foram enviadas para o nosso planeta para coletarem corações. A bruixinha que conseguir o maior número de corações será a Rainha das Bruxas.
Reformulações em One Piece A partir da próxima semana o mangá "One Piece", de Eichiro Oda, deixará de ser publicado no Japão durante um mês. O título entrará em hiato a partir do capítulo 597, e após isso voltará em nova fase e com novo título: "One Piece: New World". No Brasil "One Piece" teve os primeiros volumes publicados pela editora Conrad, que cancelou o mangá.
A versão em anime de Luffy e seus amigos também não teve muita sorte por aqui, e somente a primeira temporada foi exibida. Atualmente a Toei Animation negocia com canais abertos a exibição da segunda temporada do anime (episódios 52 a 104, que também possuem as edições feitas pela empresa americana 4Kids). Vale lembrar que os 52 episódios da primeira temporada ainda estão ncom o SBT.
O estúdio canadense Cookie Jar Entertainment divulgou que já está em produção a quinta temporada do desenho animado "Johnny Test". No ar desde 2005, a série criada por Scott Fellows (autor de "Manual de Sobrevivência Escolar do Ned" e roteirista de "Padrinhos Mágicos") alcança agora a marca de 92 episódios.
No Brasil a animação é exibida na TV paga através do Cartoon Network, e já teve uma passagem pela Rede Record. Além dos novos episódios de "Johnny Test", a Cookie Jar Entertainment anunciou que está desenvolvendo "Decidedly Debra", uma nova série de TV voltada para o público adolescente, e que mistura animação produzida em computação gráfica com live-action.
A Toei Animation, principal estúdio de animação do Japão, está satisfeita com os últimos resultados obtidos através do licenciamento do anime "Sailor Moon". No primeiro semestre de 2010 a série foi vendida novamente para vários países, com isso, o anime entrou no quadro de produtos mais vendidos da produtora. Importante lembrar que esse resultado é apenas para licenciamentos da Toei fora do Japão.
A inclusão de "Sailor Moon" na lista da Toei Animation é um reflexo do relançamento mundial que a animação recebeu. "Pretty Cure", anime bastante popular no Japão e desconhecido no Brasil, também aparece no ranking. Tempos atrás houve o interesse em trazer a série para o Brasil, porém nenhuma emissora de TV adquiriu a animação. "One Piece", título relativamente novo (se comparado à "Saint Seiya" e "Dragon Ball"), também já garantiu seu lugar na lista de mais licenciados da produtora, e com certeza permanecerá assim por muitos anos.
Já a franquia "Digimon", outra série conhecida dos brasileiros, conseguiu uma parcela significativa de licenciamentos em 2008 e 2009, época de lançamento da nova série "Data Squad". Em 2011 "Digimon" movimentará novamente o mercado internacional, já que a série "Xros Wars", que estreou em julho no Japão, começará a ser negociada com emissoras de TV de outros países a partir do próximo ano.
Abaixo você confere o ranking com os animes mais rentáveis para o estúdio desde 2006, e como já era esperado, "Dragon Ball" e "Cavaleiros do Zodíaco" são os campeões de vendas.
Franquias mais licenciadas pela Toei Animation: 2006: Dragon Ball / Saint Seiya / One Piece / Pretty Cure 2007: Dragon Ball / Saint Seiya / One Piece / Pretty Cure 2008: Dragon Ball / Saint Seiya / Digimon / Pretty Cure 2009: Dragon Ball / Saint Seiya / Digimon / One Piece 2010: Dragon Ball / Saint Seiya / One Piece / Sailor Moon
No dia 2 de outubro a Nickelodeon estreia nos EUA o novo desenho animado "T.U.F.F. Puppy", série criada por Butch Hartman, autor de "Os Padrinhos Mágicos" e "Danny Phantom". Produzido pelo Billionfold Studios (estúdio de Butch Hartman) em parceria com a Nickelodeon Animation Studios, o desenho animado inicialmente terá uma temporada com 26 episódios de aproximadamente 11 minutos cada.
"T.U.F.F. Puppy" mostra a história de um cão Pastor Alemão chamado Dudley Puppy, que é recrutado pela agência de combate ao crime T.U.F.F.(Turbo Underground Fighting Force). Com a ajuda de sua parceira Kitty Katswell, Dudley lutará para derrotar a terrível D.O.O.M. Na versão original em inglês, o protagonista Dudley Puppy será dublado por Jerry Trainor, o Spencer da série live action da Nickelodeon "iCarly".
Exibido em mais de 50 países, o desenho animado "Princesas do Mar" agora impulsiona novos projetos de seus criador, o desenhista brasileiro Fábio Yabu. A animação que virou febre entre crianças de diversos países está ajudando seu criador a produzir um longa-metragem para os cinemas. Yabu está negociando com a Bossa Nova Films a produção de "A Última Princesa", um misto de animação e filme, que deve custar cerca de R$ 8 milhões.
"Princesas do Mar" é uma divertida série sobre as aventuras de um grupo de princesinhas que vivem no fundo do oceano: Polvina, Estér e Tubarina. Produzido pelo estúdio australiano Southern Star e baseado nos livros criados por Fábio Yabu, o desenho animado pode ser conferido no Brasil através dos canais TV Cultura e Discovery Kids. Atualmente a série está em sua segunda temporada e tem 104 episódios.
Em comemoração ao centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá, o estúdio Mondo Home Entertainment lança essa semana na Itália o DVD da animação "Madre Teresa", filme de 90 minutos dirigido por Orlando Corradi e Jon Song Chol.
O desenho animado de autoria dos irmãos Marco e Gi Pagot, retrata a bondade da fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade. A trilha sonora do longa-metragem é assinada por Luis Bacalov, vencedor de um Oscar em 1994 com o filme "O Carteiro e o Poeta". Madre Teresa de Calcutá recebeu nos anos 70 o Prêmio Nobel da Paz. Morta em 1997, Madre Teresa foi beatificada em outubro de 2003.
Satoshi Kon, diretor japonês responsável por animações como "Perfect Blue" (1997), "Tokyo Godfathers" (2003) e "Paprika" (2006), faleceu aos 46 anos. A informação foi publicada no Twitter nesta terça-feira por Masao Maruyama, diretor que fundou a produtora Madhouse Studios. Atualmente Kon estava trabalhando no longa de animação "Yume-Miru Kikai", que não chegou a ser concluída.
Satoshi Kon começou a trabalhar como criador de mangás em obras como "Kaikisen" (1990) antes de decidir mergulhar na indústria de anime em 1991. Em seguida, ele trabalhou no roteiro e direção de arte de "Magnetic Rose" (1995), um segmento do longa-metragem "Memories", de Katsuhiro Otomo. A primeira obra de Kon que chamou a atenção em todo o mundo foi o filme de suspense psicológico "Perfect Blue", em 1997.
Atualização: Segundo informações publicadas em vários sites internacionais, Kon estaria com um câncer de pâncreas terminal. A doença foi diagnosticada em maio deste ano, e o diretor teria no máximo apenas 6 meses de vida.
“O Último Mestre do Ar” (The Last Airbender), filme baseado no desenho animado da Nickelodeon "Avatar: A Lenda de Aang", liderou as bilheterias esse fim de semana no Brasil. Ao todo 369 mil pessoas assistiram o longa-metragem, que arrecadou por aqui R$ 4,4 milhões.
Com a estreia de "O Último Mestre do Ar", a animação “Meu Malvado Favorito” (Despicable Me) caiu para a segunda posição nas bilheterias brasileiras. “A Origem”, filme estrelado por Leonardo DiCaprio, ficou com a terceira posição, e “Os Mercenários”, com Sylvester Stallone, está em quarto lugar nas arrecadações. Após algumas semanas em exibição nos cinemas nacionais, em oitavo lugar aparece “Shrek Para Sempre” (Shrek Forever After).
“O Último Mestre do Ar”, produção da Paramount Pictures, tem roteiro e direção de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido). No elenco estão Noah Ringer (Aang), Dev Patel (Zuko), Jackson Rathbone (Sokka), Nicola Peltz (Katara) e Shaun Toub (Iroh). O filme é o primeiro de uma trilogia sobre o personagem. Segundo o diretor, cada longa cubrirá a história de uma das três sagas do desenho animado.
A série “Avatar: A Lenda de Aang”, criação de Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, foi exibida no Brasil pelos canais Nickelodeon e Rede Globo. A animação estreou nos EUA em 2005, e rendeu 61 episódios divididos em três temporadas.
Os roteiristas Joe Syracuse e Lisa Addario (Tá Dando Onda) estão atualmente trabalhando em um script para um novo filme de animação da DreamWorks, chamado "Imaginary Enemies" (Inimigos Imaginários). Mike Mitchell (diretor de "Shrek Para Sempre") também está trabalhando no projeto.
Dentro do estúdio há discussões sobre o filme possivelmente ser uma mistura de live-action com animação, assim, "Imaginary Enemies" seria o primeiro longa-metragem da DreamWorks produzido com está técnica. A história do filme vai envolver os amigos imaginários das crianças, que cansados de sempre levarem a culpa pelas travessuras dos pequenos, resolvem se vingar quando as crianças crescem. Recentemente publicamos o cronograma completo com os futuros lançamentos da DreamWorks Animation, que pode ser conferido aqui.
Em entrevista a uma revista japonesa, Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Ponyo) conversou sobre os futuros planos de seu estúdio. O diretor revelou que está considerando desenvolver uma sequência para o longa-metragem "Porco Rosso", animação lançada pelo Studio Ghibli em 1992.
Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que Miyazaki realizará uma sequência para os cinemas de um de seus filmes. Já existe um curta-metragem baseado em "Meu Vizinho Totoro", porém sua exibição é restrista, e somente acontece no Ghibli Museum, no Japão.
O filme original conta a história de um piloto da Primeira Guerra Mundial que é magicamente transformado em um porco. O enredo da animação ocorre entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Se a sequência de "Porco Rosso" for produzida, a história se concentrará durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
O JBox trouxe novas informações sobre o caso, e parece que ainda não foi definido oficialmente qual será o estúdio de dublagem de "Dragon Ball Z Kai". Segundo os representantes da série no Brasil, a Toei Animation solicitou orçamentos em vários estúdios, porém, ainda não fechou contrato com nenhum. Vale lembrar que independente do estúdio escolhido, será mantido todo o elenco de dubladores brasileiros que fizeram a dublagem original de "Dragon Ball Z" na Álamo.
A previsão é de que a série seja lançada no início de 2011 na TV paga, e posteriormente na TV aberta através da Rede Globo. "Dragon Ball Z Kai" estreou no Japão em abril de 2009, e condensa toda a saga Z em menos episódios do que o anime original, retirando os fillers e seguindo mais de perto o mangá de Akira Toriyama. A nova versão também recebeu tratamento digital, com remasterização em alta definição e uma nova trilha sonora gravada.
Segundo o blog TinTim por TinTim, a LogOn Editora lançou um novo box com DVDs do desenho animado "As Aventuras de Tintim". O lançamento traz algumas modificações em relação ao primeiro box lançado pela empresa em 2008, porém as diferenças são mínimas. A maior delas vem no número de DVDs: se antes eram nove, agora foram reduzidos para sete. O número de episódios continua o mesmo, assim como a qualidade de imagem, que não foi prejudicada. A mudança no número de discos ocorreu porque os episódios estão divididos de forma diferente; ou seja: não é mais uma temporada (13 episódios) a cada três discos.
Outra mudança em relação ao box anterior é na embalagem. A primeira versão vinha em uma luva de papelão rígido, com acabamento em papel dourado. Agora, a caixa não possui o mesmo material pois, segundo a editora, a intenção era diminuir o custo do box e deixá-lo mais acessível ao consumidor. No entanto, informa a LogOn, a qualidade foi mantida, para que o colecionador fique satisfeito. O box completo pode ser encontrado a partir de R$112,00. O anterior custava em média R$ 129,90.
"As Aventuras de Tintim" foi produzido em 1991 pelas empresas Ellipse Programmé e Nelvana Limited. Ao todo a animação rendeu 39 episódios dividos em três temporadas. A série foi exibida no Brasil pelos canais TV Cultura, HBO Family e Rede 21. Vale lembrar que em 2011 estreia nos cinemas o longa-metragem "As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), filme dirigido por Steven Spielberg e baseado nos personagens criados por Hergé. O longa também conta com Peter Jackson na produção. No elenco estão os atores Jamie Bell (Tintim), Andy Serkis (Capitão Haddock), Simon Pegg, Nick Frost e Daniel Craig.
Essa semana chega ao Brasil "Tom & Jerry Encontra Sherlock Holmes", novo filme estrelado pela dupla criada por William Hanna e Joseph Barbera. A animação estará disponível em DVD a partir do dia 26 de agosto, e custará em torno de R$29,90. "Tom & Jerry Encontra Sherlock Holmes" (Tom and Jerry Meet Sherlock Holmes) também foi lançado este mês nos Estados Unidos diretamente em DVD e Blu-Ray. Produzido pela Warner Bros. Animation em parceria com a Turner Entertainment, o filme tem direção de Spike Brandt e Jeff Siergey.
Sinopse: Golpes à joalherias de Londres confundem a Scotland Yard e o responsável pelos crimes incrimina a bela cantora Red. Somente o lendário Sherlock Holmes é capaz de encontrar o verdadeiro ladrão, graças a ajuda do seu inseparável assistente, o Dr. Watson – e, é claro, de Tom e Jerry. Mas encontrar pistas e solucionar o caso será bem elementar comparado aos esforços para manter em paz esses incansáveis rivais na medida em que eles correm, brigam, batem e apanham pelas ruas, becos e telhados londrinos em nome da justiça. Seus amigos, Tuffy, Butch, Droopy e muitos outros, também os acompanham nesta brilhante combinação de animação clássica com literatura clássica!
Idioma e áudio: Inglês, Francês, Espanhol e Português Legendas: Inglês e Português Tela: 16x9 Widescreen Anamórfico Duração: 50 minutos
Após lançar no Brasil o mangá "Metrópolis", a Editora NewPop disponibilizará a partir de setembro "Dororo", outro título clássico de Osamu Tezuka (criador de Kimba, Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro). O mangá terá quatro edições que serão vendidas em livrarias, e o preço ainda não foi divulgado pela editora.
"Dororo" foi originalmente publicado na antologia Shonen Sunday em 1967. Em 1969 o título ganhou um anime de 26 episódios na Fuji TV, e recentemente um filme em live action, de 2007 (disponível no Brasil em DVD pela Visual Filmes). Ambientado no Japão Feudal, Dororo é uma história de aventura e suspense, com toques de terror. Daigo Kagemitsu oferece a 48 demônios 48 partes do corpo de seu filho que ainda não nascera, pedindo em troca o domínio sobre o Japão. O bebê nasce sem partes importantes de seu corpo, e é logo atirado a um rio, de onde é resgatado por um curandeiro que lhe faz próteses e lhe salva a vida. O menino cresce e descobre a respeito de sua maldição: cada demônio daqueles 48 que ele matar o trará de volta uma parte de seu corpo.
Osamu Tezuka é o “divisor de águas” da história do mangá e do animê. Nascido na cidade de Osaka em 1926, filho de uma família de classe média, durante seus mais de quarenta anos de carreira, Osamu Tezuka virou um símbolo por ter passado seus últimos anos de vida lutando para elevar o mangá, que antigamente era visto como entretenimento de criança, a um patamar em que agradasse leitores de todas as idades. Ao longo dos anos, escreveu mais de 150 mil páginas, divididas em 600 títulos e 60 trabalhos de animação. Tezuka morreu em 1989, deixando um legado eterno para todo o mundo.
Em setembro será realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo o "Animaldiçoados - Festival Internacional de Animação de Horror" (Animacursed - International Festival of Horror Animation), que apresentará filmes de animação produzidos em vários países. Ao todo foram selecionados 69 filmes de 21 países: 4 longas, 1 média, 57 curtas e 7 micros metragens. Entre os destaques deste ano estão várias produções desenvolvidas por animadores brasileiros, argentinos e norte-americanos.
Na mostra também haverá a exibição de animes de horror, entre eles: Bloody Night (Takena Nagao), Bloody Date (Takena Nagao), Chainsaw Maid (Takena Nagao), Kanibal Seijin (Kaichi Sato), Pussycat (Takena Nagao) e Resident Evil: Degeneration (Makoto Kamiya). O evento será realizado entre os dias 7 e 12 de setembro em São Paulo, e no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 23. Para mais informações, como a programação completa e os locais de exibição, visite o site oficial do Animaldiçoados: www.animaldicoados.com
Animações nacionais selecionadas para o festival: A Lasanha Assassina (Ale McHaddo) Eu Queria ser um Monstro (Marão) Os Últimos 40 segundos de Dr. Jekyll & Mr. Hyde (Alessandro Ribeiro Corrêa) A Moça que Dançou Depois de Morta (Ítalo Cajueiro) A Última Noite (José Guilherme Fernandes Rezende) Aqueles Olhos (Chico Azevedo) Contos de Allan Poe: “O Poço e o Pêndulo” (Nilton Malta Soares) As visões ungótikas de Dr. Frankenstein (Alessandro Ribeiro Corrêa) Meu Primeiro Pesadelo (Leandro Mendes) O Andar Superior (Leo Ribeiro) Performance 1: Bambolê (Kapel Furman) Silêncio e Sombras (Murilo Hauser)
Filmes: Domingo tem "A Casa Monstro" na Globo No próximo domingo, dia 22, o filme "A Casa Monstro" (Monster House) será exibido na Rede Globo. O longa-metragem lançado em 2006 e dirigido por Gil Kenan, será apresentado às 13h50, na Temperatura Máxima. "A Casa Monstro" foi produzido pelos estúdios ImageMovers Digital e Amblin Entertainment utilizando a técnica de captura de movimentos. A produção executiva do filme é assinada por Robert Zemeckis (O Expresso Polar) e Steven Spielberg.
Em 2007 "A Casa Monstro" concorreu ao Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, porém perdeu para "Happy Feet: O Pinguim". Na história do filme, dois amigos de 12 anos acham que algo muito estranho acontece na casa do outro lado da rua. Quando os pais de um deles saem, na véspera do dia das bruxas, e a babá está mais preocupada com o namorado, eles vão investigar, com uma nova amiga, por que o lugar faz desaparecer brinquedos e até animais de estimação.
Animação produzida pela The Jim Henson Company ganha nova temporada Está em produção a segunda temporada do desenho animado "Wilson & Ditch: Digging America", série veiculada pela internet através do site da rede de TV PBS e produzida pela The Jim Henson Company - os mesmos criadores de sucessos como The Muppets, Vila Sésamo, Dinotrem e Sid, O Cientista.
Na animação, os personagens Wilson e Ditch viajam pelos Estados Unidos explorando novos lugares e apresentando pontos turisticos e outras características de cada região. Na jornada, os dois irmãos esquilos aprendem sobre a cultura americana, história e geografia. Além da série que foi lançada no PBSKIDSGO.org em janeiro deste ano, Wilson e Ditch também ganharão uma revista com histórias em quadrinhos.
"Dragon Ball Z Kai", a versão remasterizada em HD do anime "Dragon Ball Z", começará a ser dublado ainda este mês no estúdio BKS, em São Paulo. A empresa foi a resposnável pela dublagem de séries como "Sakura Card Captors", "Sailor Moon" e "Samurai X".
Apesar da mudança de estúdio (a dublagem original de Dragon Ball Z foi realizada na Álamo), o licenciador da animação garante que serão mantidas todas as vozes já conhecidas pelo público brasileiro, substituindo apenas os dubladores que infelizmente já faleceram. Desta forma, continuaremos ouvindo Wendell Bezerra (Goku), Tânia Gaidarji (Bulma), Fábio Lucindo (Kuririn) e tantos outros que fizeram um excelente trabalho na dublagem original.
A Rede Globo já garantiu a exibição do anime na TV aberta, e a previsão é de que a série seja lançada já em 2011. Na TV paga as negociações estão em andamento, e até o momento não foi definido qual canal apresentará a série.
"Dragon Ball Z Kai" condensa toda a saga Z em apenas 100 episódios, seguindo mais de perto o mangá original de Akira Toriyama. A nova versão também recebeu tratamento digital, com remasterização em alta definição e uma nova trilha sonora gravada. A série estreou no Japão em abril de 2009, e desde desde então conquista bons índices de audiência, sendo um dos 10 animes mais assistidos da TV japonesa. [Com informações do Henshin]
Neste sábado, dia 21 de agosto, estreia nos cinemas do Japão o longa-metragem "Thriller Restaurant", produção baseada no anime de terror lançado em 2009. O filme híbrido mistura atores reais (live-action) com personagens animados, proposta rara em se tratando de animação japonesa.
No longa-metragem dirigido por Masayuki Ochiai, Kuroka e Ryu desaparecem na antiga mansão onde funciona o "Thriller Restaurant". Com o passar do tempo, outras pessoas também começam a desaparecer no local. Rumores logo surgem, e alguns acreditam que um ser maligno é o resposnável pelos desaparecimentos. Surge então Haru Amano, detetive especialista em fenômenos paranormais, que começa a investigar uma série de pistas que podem levar à solução do mistério.
O anime "Thriller Restaurant" é baseado no livro infantil "Kaidan Restaurant", escrito em 1996 por Matsutani Miyoko, e ilustrado por Yoshikazu Takai e Kumiko Kato. Com produção da Toei Animation, a série estreou na emissora japonesa TV Asahi em outubro do ano passado, e sua primeira temporada contou com 23 episódios. Em breve o anime será lançado fora do Japão, inicialmente nos EUA e na Europa.
Segundo informações publicadas pelo dublador Igor Lott em seu Twitter, "Dragon Ball" teve alguns episódios redublados na CBS, o mesmo estúdio que produziu a versão brasileira de "Naruto" e "Bleach". Ao todo ganharam nova dublagem quatro episódios da primeira fase do anime: 25, 26, 27 e 28. A direção foi de Cassius Romero, e o estúdio manteve todos os dubladores da dublagem feita em 2000 pela DPN e Álamo.
Ainda não foi divulgado oficialmente o motivo da redublagem, mas possivelmente foi realizada a pedido da PlayArte, que está lançando "Dragon Ball" em DVD. Na época em que foi dublado para exibição na Rede Globo, a série recebeu algumas amenizações em seus diálogos. A dubladora Tânia Gaidarji (Bulma), disse ao JBox que desta vez os episódios foram traduzidos do original japonês e, segundo a própria Tânia, não se sabe se novos capítulos chegarão na empresa para ganhar redublagem também.
No início do ano publicamos que o diretor Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) planejava adaptar "A Família Addams" em um novo filme de animação em stop-motion - mesma técnica de "A Noiva-Cadáver" e "O Pêssego Gigante", filmes de Burton. A informação chegou a ser desmentida por assessores do diretor, porém, hoje o Deadline publicou que o longa-metragem acaba de ganhar roteiristas, e a possível data de lançamento nos cinemas será em 2014.
O longa utilizará a tecnologia 3D, e o roteiro terá como base os desenhos originais do criador da Família Addams, o cartunista Charles Samuel Addams. Para o novo filme, foram escalados os roteiristas Scott Alexander e Larry Karaszewski. Também foi divulgado que Christopher Meledandri co-produzirá com Tim Burton a nova animação.
"A Família Addams" já possui várias adaptações, entre as principais estão a série de TV produzida nos anos 60, os dois filmes lançados na década de 1990 dirigidos por Barry Sonnenfeld, e a série em desenho animado exibida no Brasil pelos canais SBT, Boomerang e Cartoon Network.
Além dos episódios inéditos que estão sendo apresentados todos os domingos, às 18, o Cartoon Network preparou mais uma novidade para os fãs de Star Wars. Neste final de semana o canal exibirá uma maratona especial da animação "Star Wars: A Guerra dos Clones".
Na sexta-feira, dia 20 de agosto, o Cartoon Network apresentará episódios do desenho animado das 17h às 20h, em em seguida haverá a estréia do filme "Caravana da Coragem", às 20h. Já no sábado, dia 21, às 18h será exibido o filme "Ewoks: A Batalha de Endor", seguido por outra maratona de "A Guerra dos Clones". Para fechar o final de semana especial, no domingo, dia 22 de agosto, das 8h da manhã às 18h30, o Cartoon Network exibe todos os 22 episódios da segunda temporada da série de animação.
Em breve estreia nos EUA a terceira temporada de "Star Wars: A Guerra do Clones". Os 22 novos episódios da saga criada por George Lucas e pela produtora Lucasfilm Animation, serão lançados em setembro no Cartoon Network americano, mas devem chegar ao Brasil apenas em 2011.
Caravana da Coragem (Caravan of Courage: An Ewok Adventure, 1984): Sexta-feira, dia 20 de agosto, às 20h - Na trama, a nave da família Towani cai na lua de Endor. Os pais são capturados por um gigante cruel e os filhos precisarão da ajuda dos simpáticos e fofinhos Ewoks para libertá-los.
Ewoks: A Batalha de Endor (Ewoks: The Battle for Endor, 1985): Sábado, dia 21 de agosto, às 18h - Neste filme que também se passa no universo de Star Wars, os Towani é que vão ajudar os Ewoks a combater a invasão de uma raça que quer conquistar o seu território.
Maratonas "Star Wars: A Guerra dos Clones": Sexta-feira, dia 20, das 17h às 20h; Sábado, dia 21, das 20h às 23h; Domingo, dia 22, das 8h às 18h30.